Seguidores

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

MAMÃES TAMBÉM PODEM MALHAR

Ricardo Bianchini, instrutor da Bodytech, fala sobre as atividades físicas mais indicadas durante e após a gestação


As gestantes podem - e devem - praticar exercícios físicos. Isso porque as atividades ajudam a manter o bem-estar físico e mental durante este período, além de auxiliar na diminuição das dores e desconfortos típicos da gravidez, a controlar o ganho de peso e ainda ajudar a mulher no preparo para o trabalho de parto.
Ricardo Bianchini, instrutor da Bodytech, localizada no Shopping Crystal, explica que parece difícil, mas é possível manter uma rotina de exercícios regulares antes, durante e depois da gravidez, desde que o médico autorize. “Vale lembrar que, independentemente da fase da gestação, a mãe precisa do acompanhamento de um educador físico, que irá passar os exercícios mais indicados para ela, pois algumas adaptações no treino são necessárias. E é importante ressaltar que os exercícios também dão mais disposição e força para a mulher no período pós-parto”, enfatiza.
Bianchini afirma que a gestante pode realizar diferentes atividades físicas durante os nove meses, uma vez que, conforme o crescimento da barriga, algumas adaptações são necessárias. Entre os exercícios mais recomendados estão aqueles de baixo impacto, como caminhada, natação, hidroginástica, pilates, alongamento e ioga. “A musculação também é uma atividade bastante indicada, pois ajuda a fortalecer toda a musculatura paravertebral (onde as gestantes costumam se queixar de dor em função da sobrecarga adquirida) e das pernas, além de manter o metabolismo em sintonia”, explica.
Após o nascimento do bebê, o instrutor da Bodytech comenta que os exercícios mais recomendados para esta fase são aqueles que ajudam na tonificação e recomposição dos músculos muito exigidos durante a gravidez e no parto, como os abdominais, os pélvicos e extensores da coluna, além daqueles que ajudam a neutralizar o estresse e a ansiedade. “Se o bebê puder participar, o exercício vira uma brincadeira e estreita ainda mais o vínculo afetivo com a mãe”, destaca.
Na academia Bodytech as mamães participam do BT Care, um programa de exercícios desenvolvido para gestantes e outras pessoas que precisam de cuidados extras na hora da malhação. Sempre auxiliada por um instrutor, a grávida tem acesso a uma rotina de exercícios e aulas adaptadas à sua condição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário