Seguidores

domingo, 16 de novembro de 2014

Capela Santa Maria sedia Festival Olga Kiun


A agenda cultural da cidade tem entre seus destaques o Festival Olga Kiun, que acontece na Capela Santa Maria Espaço Cultural, nos dias 18, 19, 21 e 22 de novembro. O evento celebra os vinte anos de intensa produção artística e pedagógica, no Brasil, da eminente pianista russa, contando com quatro apresentações, sempre às 20h. Abrindo a programação, na terça-feira (18), Olga Kiun executa obras de Sergei Rachmaninov, uma de suas especialidades.
Na quarta-feira (19), recital dos pianistas Luiz Guilherme Pozzi, Estefan Iatcekiw, Bruno Theiss, Davi Sartori, Clenice Ortigara, Paulo Emiliano Piá de Andrade, Pablo Rossi e Duo Palheta ao Piano. Nos últimos dois dias do Festival (21 e 22), serão executados os Cinco Concertos para Piano e Orquestra de Ludwig van Beethoven, de forma integral, apresentados em sequência pela primeira vez em Curitiba pela Orquestra do Festival. A regência é do maestro paulistano Osvaldo Colarusso, tendo como solistas Pablo Rossi, Davi Sartori, Paulo Emiliano Piá de Andrade, Olga Kiun e Luiz Guilherme Pozzi.
O maestro Colarusso estudou regência com Eleazar de Carvalho, composição com Michel Philippot e aperfeiçoou-se em regência de orquestra com o maestro russo Genady Roshdestvensky. De 1980 a 1985, foi maestro do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo, época em que foi premiado duas vezes pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. Após esse período, foi maestro da Orquestra Sinfônica do Paraná, com a qual realizou mais de 250 apresentações, entre concertos, óperas e balés, além de ter gravado um CD com obras de Heitor Villa-Lobos.
Desde 1980 Osvaldo Colarusso tem atuado frente às principais orquestras do país, com um repertório extremamente vasto. Regeu a primeira montagem brasileira de Erwartung de Schoenberg, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No Festival de Lenzburg, na Suíça, regeu Pierrot Lunaire, do mesmo autor. Além de suas atividades como regente, produz e apresenta programas de música clássica na Rádio Estadual do Paraná e mantém uma classe de Harmonia e Análise. Desde 2011, também é responsável pelo blog "Falando de Música".

Nenhum comentário:

Postar um comentário