Seguidores

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Janete Mehl inaugura estúdio-galeria

Moderno, iluminado, amplo e aberto a várias possibilidades assim como sua obra, a artista curitibana Janete Mehl inaugura seu novo estúdio-galeria na quarta-feira (dia 26 de novembro) com um coquetel para amigos, clientes e convidados. Com projeto assinado pelo arquiteto Adolfo Sakaguti, o estúdio abriga obras criadas ao longo de sua carreira de três décadas. Óleos sobre tela, aquarelas e esculturas em aço em grandes dimensões podem ser vistas pelos apreciadores da arte contemporânea de Janete em seu próprio espaço de criação.

As pinceladas firmes, a força das cores, a transparência da água tão presente em sua obra desde o início e uma luz, que pode ser interpretada por alguns como alegria, intensidade ou paixão pela vida, são as características presentes em praticamente todos os trabalhos desta artista que soube abstrair-se do acadêmico e transportar-se para o contemporâneo com muita fluidez e movimento. No novo estúdio, Janete quer aproximar-se de seu público e, ao mesmo tempo, trazê-lo para perto do processo criativo.
A artista estima ter criado mais um mil quadros em seus 30 anos de carreira. Mais recentemente, seu talento tem se expressado em outras plataformas. Suas esculturas em aço, criadas há cerca de 10 anos - de inspiração vinda da superfície plana dos quadros - possuem muita força. Dois trabalhos mais atuais de intervenção urbana – a série Transparência nas estações-tubo e o mural produzido para projeto de uma editora local - também indicam uma abertura para novas incursões artísticas. “Adoro fazer o que eu não sei porque é um trabalho de pesquisa. Se um arquiteto ou decorador pedir um tema, ele vai ser criado”, explica a artista.
Janete Mehl é conhecida por suas obras no Brasil e no exterior. A artista já participou de exposições individuais em Curitiba, no interior do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e pelo mundo em países como Itália, Portugal, Espanha, Inglaterra e França. Suas obras estão expostas também em museus do Rio de Janeiro e Fernando de Noronha, além de acervos particulares no Brasil e no exterior. Participou de diversas mostras de arte e de decoração, recebeu prêmios de arte em certames no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, assinou prêmios para concursos de arte, marketing e outros. Sua obra consta de livros de arte e, em 2007, lançou o livro Espelho D’Água, que conta sua trajetória artística e registra parte de sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário