Seguidores

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Escritor reforça a importância da leitura para estudantes

O universo literário foi um dos temas abordados durante uma série de bate-papos com o jovem autor curitibano

Estudantes de Curitiba tiveram a oportunidade de bater um papo com Gustavo Moreira, escritor revelação e autor de dois romances "Sem Limites", produção independente, e "Tela Vazia", pela Arte Editora.Os encontros aconteceram em escolas e colégios da capital e versaram sobre leitura, escrita, imaginação, internet e política. Aos 20 anos, ele se prepara para conquistar leitores de outro país e alçar voos mais altos. No ano que vem, Gustavo lança em Portugal, pela editora Chiado, o terceiro livro: "Vida Real Imaginada".
Gustavo Moreira esteve em seis escolas do ensino público e conversou com centenas de jovens sobre assuntos da atualidade. Mas o que mais chamou a atenção do público foi a experiência de Gustavo no mundo da literatura. Além disso, os jovens fizeram muitas perguntas sobre temas relacionados ao meio universitário. Lucas Gabriel, que ganhou um livro do escritor, disse que gostou de ouvir ele falar. "Foi interessante". Já Bruno Henrique de Souza elogiou o carisma de Gustavo. Manoela de Souza achou incentivador o bate-papo e confessou que saiu da escola com vontade de ser escritora também. A pedagoga Fabiana Côrtes, que acompanhou os encontros, afirmou que as obras de Gustavo têm uma linguagem que atrai os leitores adolescentes. Franciane Oliveira, diretora de uma das escolas, afirmou que esse é o diferencial da literatura que Gustavo produz. Regina Niece também desejou que os livros de Gustavo alcancem sucesso sem limites.
Ao final de cada encontro, Gustavo agradeceu a presença de todos e recebeu muitos votos de sucesso. Ele disse que a experiência de falar com jovens sobre literatura é gratificante. "Os jovens de hoje não têm o hábito de ler e escrever. Mas isso não se deve à falta de vontade deles. Acredito que existe pouco estímulo para que leiam e escrevam mais. Espero que tenha contribuído para que a partir de agora esses estudantes ampliem seus horizontes e percepções do mundo, que busquem alternativas para o futuro e desenvolvam suas habilidades por meio dos livros. Enfim, que tenham prazer em ler um livro do começo ao fim". 


A série de bate-papo foi realizada nas seguintes instituições de ensino: Escola Estadual Angelo Trevisan, Colégio Estadual Pinheiro do Paraná e Colégio Estadual Francisco Zardo, em Santa Felicidade; Colégio Estadual Bom Pastor, nas Mercês, e Escola Estadual Santo Antônio e Escola Estadual Ivo Zanlorenzi, no Campo Comprido.
Antes de retornar a Brasília, onde estuda Letras e trabalha, Gustavo Moreira proferiu uma palestra na Uniandrade para estudantes do curso de Letras. "Foi muito gratificante trocar informações experiências com pessoas de outras faixas de idade, mais velhas que eu, e que fazem o mesmo curso".
O escritor - Gustavo Moreira nasceu em Curitiba, em março de 1994, e é formado em Letras-Inglês pela UnB em Brasília. O interesse pela prática literária surgiu aos 14 anos, depois de ter lido muito e decidido que queria ser mais que um leitor, queria ser escritor. Tem dois romances publicados: "Sem Limites" (2013) e "Tela Vazia" (2014) e prepara o lançamento do terceiro livro "Vida Real Imaginada" para 2015. Participou de concursos literários, sendo premiado no Litercultura com as crônicas "Arte Sem Intelecto" e "Sábado", em 2013. Recebeu o tradicional prêmio "Cultura e Divulgação", concedido pela Câmara Municipal dos Vereadores de Curitiba. Apreciador de política, filosofia, poesia, literatura e música, Gustavo Moreira produz canções e peças teatrais em parceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário