Seguidores

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Molungo é atração da Mostra É Daqui

Show nesta quinta-feira, dia 6, apresenta repertório do novo CD do grupo, “Mais Agreste”


A banda Molungo é a atração da Mostra É Daqui, que valoriza músicos curitibanos. A apresentação será nesta quinta-feira (06/11), a partir das 20 horas, no Pequeno Auditório do Canal da Música.
Atualmente formado por Caio Guimarães, Cauê Menandro, Carlito Birolli, Gui Handa, Luís Piazzetta e Fernando Lobo, o grupo Molungo constituiu-se em 2008 em Curitiba, a partir do interesse comum dos músicos pela cultura popular brasileira. O encontro deu-se em um grupo de estudo percussivo de Maracatu de Baque Virado, porta de entrada que despertou a identificação dos integrantes com os diferentes ritmos, costumes e histórias existentes em um país que agrega, em um só idioma, diferentes costumes com alguma ligação que os tornam semelhantes. Molungo formou-se com o intuito de pesquisar os ritmos afro-brasileiros e trazer para as composições autorais do grupo essa mistura essencialmente brasileira.
A pesquisa rítmica atrelada às vivências individuais de cada integrante deu origem a uma sonoridade única, em que percussões, violão, guitarra, baixo e bateria dialogam de forma harmônica com a poesia nas letras compostas pelo grupo. O leque de parcerias do grupo tem recebido o brilho de músicos de renome nacional como André Abujamra (SP), Rodrigo Maranhão (RJ), Siba (PE), Anna Ratto (RJ) além de mestres de cultura popular, como Mestre Moa do Katendê (BA).
Em 2009 lançaram seu primeiro CD autoral intitulado “Molungo” e circularam com o show em teatros, mostras e festivais do Brasil, firmando seu nome no Paraná e expandindo seu trabalho para outras regiões do país. Dessa trajetória de shows, viagens, troca de experiências e pesquisa de outras sonoridades surgiram novas composições, arranjos e timbres que resultaram em “Mais Agreste”, título que dá nome ao novo disco de canções autorais. Gravado de maneira independente o CD traz referências de culturas ancestrais aliadas à modernidade. Um contraponto de tambores com guitarras distorcidas, de poesias e criticas sociais, de tuaregues com fandangueiros, das energias da natureza com a estética urbana.
O lançamento do show, que conta a história dessa nova fase do grupo, é recente. A arte do espetáculo foi inspirada no agreste e nas energias que cada integrante do grupo carrega. O repertório do show traz, nas letras das canções, palavras que traduzem a essência desse povo que tem suas raízes em diferentes etnias, crenças, mitos e religiões. Além de suas músicas serem compostas por arranjos dançantes e percussão que tocam o coração dos espectadores, quando a atenção é voltada para as letras e as mensagens trazidas em cada música, entende-se que é um show a ser contemplado. Cada palavra, cada toque traz consigo um porquê, sentido pela platéia que sai do show cheia de energia e com a alma preenchida de música. A realização da Mostra É Daqui é possível graças à Fundação Cultural de Curitiba, Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Curitiba, Apoio da É-Paraná. Incentivo: Volvo, Celepar e Fundação Poty Lazaroto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário