Seguidores

terça-feira, 28 de setembro de 2010

MIS lança Série Depoimentos com Pioneiros da TV no Paraná

No mês da celebração dos 50 anos da TV no PR, o MIS lança coleção de DVDs que resgata a memória de técnicos, cenógrafos, apresentadores e garotas-propaganda.



O Museu da Imagem e do Som, órgão da Secretaria de Estado da Cultura lança no dia 05 de outubro de 2010, às 18h, no Átrio da SEEC (rua ébano pereira, 240) a coleção de DVDs com depoimentos de 17 profissionais que atuaram na televisão do Paraná nas últimas cinco décadas. Trata-se da Série Depoimentos que celebra os 50 anos da TV no Paraná implantada em 29 de outubro de 1960, com a primeira transmissão da TV Paranaense, Canal 12.
O roteiro das entrevistas foi elaborado pelo também pioneiro da TV, o técnico Renato Mazânek , direção geral do fotógrafo e cineasta Tiomkim e produção executiva da Cine Roll Produtora. Um dos destaques da Coleção é o depoimento do artista plástico e cenógrafo Juarez Machado, que concedeu entrevista exclusiva na Galeria Simões de Assis em setembro de 2009. Juarez que reside atualmente em Paris foi designer, chargista e cenógrafo nos anos 60 e 70, atuando na televisão do Pr e no Programa Fantástico da Rede Globo. Segundo a Diretora do MIS, Stefanie Freiberger "Este projeto, além de complementar as ações alusivas à data comemorativa, é importante instrumento para o registro da história, ou melhor, das histórias da implantação da Tv no Paraná, que foi ao mesmo tempo heróica e cômica, grandiosa e singela, técnica e improvisada."



Confira quem são os entrevistados:

Jamur Jr, Milton Müller, Tônia Maria, Meire Nogueira, Swami Soeiro, Flaros Dedo, Rosemari Naumes, Nilson Müller, Elon Garcia, Linda Saparoli, Sinval Martins, Juarez Machado, Vinicius Coelho, Osires Haddad, Luiz Renato Ribas, Renato Mazânek e Nelson da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário