Seguidores

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Tendência profissional


A busca por formação profissional está acompanhando as mudanças no mercado de trabalho e as demandas por profissionais projetadas para os próximos anos. Até 2015, conforme Mapa do Trabalho Industrial do Governo, mais de 7,2 milhões de vagas surgirão no País em cargos técnicos.
Para as escolas especializadas na área em Curitiba, a capital paranaense irá acompanhar o ritmo nacional. Dados do MEC apontam que, em dois anos, a procura por cursos técnicos em Curitiba e Região Metropolitana subiu acima de 100%.
O mercado para quem faz este tipo de curso é cada vez mais promissor. Além de ser uma opção mais barata do que uma graduação, geralmente são mais rápidos. O que aumenta a procura por cursos técnicos é na remuneração. Muitas empresas e indústrias já pagam para um profissional técnico, valores superiores aos de nível superior. Um dos cursos que evidenciam isso é o de Mecânica, onde um supervisor recebe salário em média de R$: 5 mil.
Uma evidência de que a remuneração de quem se forma em escola profissionalizante cresce é um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que aponta que para cada ano de estudo, os técnicos somam ao salário 14%, e aqueles que seguem mais dois anos e se formam tecnólogos, 24% - uma média superior aos universitários, que adicionam 21% para cada ano na faculdade.
Outro fator que fez com que a busca por cursos técnicos crescesse em Curitiba, é a escassez de mão de obra especializada e qualificada na região, onde os cursos técnicos se tornam aliados das empresas. Outras informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário