Seguidores

domingo, 12 de outubro de 2014

No terceiro capítulo, Litercultura faz viagem à Andaluzia com recital de poesia flamenca

O Litercultura – Festival Literário de Curitiba – chega, no dia 30 de outubro, ao seu terceiro e penúltimo capítulo de 2014. E, exercendo o princípio de ser um evento multiartístico, apresenta aos curitibanos espetáculo inédito de poesia, música e dança flamenca com o canteor (cantor) espanhol Manuel Lorente acompanhado do guitarrista Raúl Mannola e da bailarina Eleonora Bayaz. O recital será na Capela Santa Maria, a partir das 19h30, com ingressos gratuitos a serem retirados a partir do dia 13 de outubro na bilheteria do espaço.

Manuel Lorente é um dos nomes mais importantes e originais entre os cantaores profissionais de flamenco da atualidade. Nascido no meio mais tradicional desse gênero – Granada, na Andaluzia (região Sul da Espanha) - , ele é também antropólogo e um grande conhecedor da cultura musical que exerce. Na sua apresentação mostrará a riqueza e a variedade dos estilos de flamenco, num repertório que inclui seguiriyas, fandangos, soleares, malagueñas, tangos, martinetes, e vários outros. O recital será antecedido de uma palestra a respeito da cultura flamenca e da poesía nesse contexto.
O show terá o acompanhamento musical do violonista argentino Raúl Mannola, pesquisador, professor de violão flamenco no Conservatório de Madrid e autor de nove gravações discográficas dedicadas ao jazz, ao flamenco fusão e ao flamenco tradicional. Em sua forma de tocar destaca-se a facilidade para a melodia e a composição, e a sonoridade profunda, limpa e muito flamenca. A outra convidada especial da noite é a bailarina Eleonora Bayaz, que levará ao palco a sensualidade e exuberância da dança flamenca. Em sua dança destacam-se a força, a beleza, o ritmo e um sentimento profundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário