Seguidores

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Alunos do Colégio Marista Santa Maria mostram seus talentos em semana cultural

Experiências artísticas e culturais desenvolvidas pelos alunos no decorrer do ano serão apresentadas aos pais e comunidade



Os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria participam da 4ª edição do In Vento – Movimento de Arte e Cultura, que tem como objetivo oferecer aos estudantes as mais variadas experiências artísticas e culturais. “O In Vento desenvolve a sensibilidade estética, o olhar crítico, a valorização da arte, a formação de plateia e o entendimento de que o sujeito se constitui a partir das múltiplas linguagens”, explica o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II, Hélio Martins. O evento acontece anualmente. “É um momento de partilha de aprendizagens, de perceber linguagens variadas, e também a oportunidade de expor para os outros os trabalhos desenvolvidos na escola”, informa.
Os trabalhos realizados pelos alunos, referentes às várias áreas do conhecimento, serão apresentados por meio de exposições, teatro, música, cinema e poesia. Um dos destaques da programação foi a 14° edição do Festival do Poeta Marista – FEPOMAR, que aconteceu na segunda-feira (20), às 19h. No FEPOMAR, os alunos farão apresentações teatrais e declamações de poemas sobre etnias, religiões, esporte e música. Também haverá lançamento do livro “Di Verso”, que reúne 300 poemas dos alunos  
e educadores sobre o tema diversidade.
A coordenadora da área de Língua Portuguesa, Maria Del Pilar Carneiro, conta que foram produzidos 2.500 exemplares do livro e que após o espetáculo, alunos, pais e educadores receberão os exemplares. “O FEPOMAR já faz parte da grade curricular da escola. Os alunos querem participar se envolvem e produzem poemas belíssimos. Os pais vêm apreciar os trabalhos dos filhos e percebem o valor pedagógico dessa atividade, que incentiva a leitura e a escrita”, explica a professora.
Ao longo da semana, nos espaços do colégio, acontecem também várias exposições de pinturas, esculturas e desenhos que podem ser visitadas por estudantes e familiares. Pesquisas e projetos pedagógicos que foram desenvolvidos ao longo do ano também ganham um lugar de destaque.
Outro destaque da programação é a exibição dos vídeos produzidos pelos alunos do 9° ano, a partir da elaboração de roteiro e criação de figurinos. Essa atividade faz parte do Projeto de Produção de Vídeo (PROV). E na quinta-feira, 23, haverá três apresentações da peça de teatro “Notredame de Paris”, que tem direção de Sandro Tueros, para os alunos do 5°, 6° e 7° ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário