Seguidores

domingo, 19 de outubro de 2014

Certificação Life reconhece primeira indústria brasileira

Durante o COP12, na Coreia do Sul, a Posigraf é reconhecida pela obtenção da certificação pelas boas práticas de gestão ambiental e ações voluntárias em favor da conservação da biodiversidade


A Posigraf, uma das maiores gráficas da América Latina, é a primeira indústria do Brasil a obter a Certificação Life. E, no último dia 14, durante a 12ª Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica (COP12), na Coréia do Sul, recebeu oficialmente o certificado de reconhecimento. Criada em 2009, a certificação desenvolvida pelo Instituto LIFE reconhece a eficácia do sistema de gestão ambiental da organização, a adoção de fundamentos sólidos de sustentabilidade e uma agenda voluntária de conservação da biodiversidade. "Trata-se da busca conceitual pelo impacto zero ao se analisar inúmeras variáveis, combinada com a compensação voluntária de impactos não evitáveis cientificamente estimados" afirma Miguel Milano, presidente do Conselho do Instituto Life.
Antes de se tornar a primeira indústria a receber a Certificação LIFE, verificada pelo TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná), a Posigraf escalou vários patamares de processos de gestão alcançando certificações setoriais específicas nos campos da gestão da qualidade, gestão ambiental, procedência florestal do papel usado na sua produção industrial e gestão de emissões de carbono.
De acordo com o gerente industrial da Posigraf, Cesar Augusto Lima Costa, representante do Grupo Positivo na COP12, é um grande orgulho ver a companhia ser uma referência no engajamento - tanto da comunidade empresarial quanto dos funcionários - na conservação da biodiversidade. "A Posigraf tem como filosofia a identificação, qualificação e o controle de sua cadeia de suprimentos e conta com parceiros que praticam ações de controle e minimização dos impactos ambientais", afirma. "A obtenção da Certificação Life, para nós, representa estarmos na vanguarda do mercado brasileiro em termos de ações efetivas relacionadas ao meio ambiente", ressalta.
O Instituto Life desenvolveu um método para avaliar os impactos causados pelas companhias e reconhecer ações voluntárias de conservação da biodiversidade, conforme a análise dos impactos à biodiversidade (área da empresa, geração e gestão de resíduos, consumo de água, consumo de energia e emissão de gases de efeito estufa, entre outras variáveis) em conformidade com o porte da empresa e seu segmento de atuação. Embora estabeleça todas as regras, com sólidos e reconhecidos fundamentos científicos, o Life não é o órgão certificador, sendo o reconhecimento conferido por auditor independente acreditado pelo Instituto. No caso da Posigraf, o TECPAR verificou o cumprimento de todas as exigências. "Criamos uma metodologia que precisou ser testada e detalhada para vários setores, com critérios bastante específicos", explica Milano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário