Seguidores

domingo, 12 de outubro de 2014

Tecnologia e arte no II VideMusi do I Festival Luz de Cinema Latino-Americano

A mostra fará parte do festival que acontece em Curitiba de 20 a 25 de outubro



Com o objetivo de mostrar novas formas de expressão artística e a originalidade e singularidade das capacidades do espaço, o II VideMusi será uma das mostras integrantes do I Festival Luz de Cinema Latino-Americano, que acontecerá na FTD Digital Arena, no Campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) de Curitiba, de 20 a 25 de outubro. A segunda edição da VideMusi, que acontecerá no dia 24, será não competitiva.
A mostra contará com artistas de vários países como Juan Antonio Lleó, da Espanha, Daniel Schachter, da Argentina, Ivan Zavada, da Austrália, João Pedro Oliveira, de Portugal, Ricardo de Armas, da Argentina,​ Marcelo Carneiro de Lima e Anderson Baptista , do Brasil, além de outros artistas locais.
O II VideMusi permite a inclusão de materiais produzidos para o formato fulldome e terá a projeção de vários curtas de videoarte. Essa forma de expressão artística parte da ideia de espaço como campo perceptivo e enfatiza o ponto de vista observador como forma de compreensão da obra. De forma minimalista, o videoarte explora a tecnologia do videotape e da televisão como forma, linguagem e suporte para obras multimídias.
De acordo com o coordenador e professor do curso de Licenciatura de Música da PUCPR, Jorge Fálcon, o II VideMusi será uma experiência de imersão única. Apesar de nem todo o material ser apresentado totalmente em fulldome – pois há alguns trabalham com mensagens reais –, a grande parte do que será apresentado ganhará ainda mais dramaticidade com esse formato. “Posso dizer que a transformação tecnológica faz parte do processo artístico”, destaca o coordenador.
Faltando poucos dias para o evento, a preparação está na reta final. Segundo ele, estão sendo confirmadas as presenças dos autores que enviaram as obras para o II VideMusi, além de estar sendo acrescentados os artistas locais que participarão. “Acredito que o festival será muito interessante para o público, pois proporcionará boas experiências sensoriais e ideias novas para a arte e a tecnologia”, finaliza Fálcon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário