Seguidores

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

“Precisamos unir os municípios do nosso litoral”, diz Darci Piana

Presidente da Fecomércio, um dos apoiadores do Festival, disse que trabalha em prol da união e da melhor imagem do litoral do Paraná


O presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná), Darci Piana, visitou o 4º Festival de Turismo do Litoral do Paraná. Ele chegou no último dia do evento, visitou os estandes, tirou fotos com autoridades e expositores e fez questão de conhecer as instalações da Arena Sabores do Litoral – um espaço reservado em que chefs que moram no litoral apresentaram o melhor da gastronomia local. Em entrevista exclusiva aos jornalistas da Adetur, a Agência de Desenvolvimento de Turismo Sustentável do Litoral do Paraná, Piana falou sobre a importância do evento e garantiu a parceria da Fecomércio nos próximos festivais de turismo organizados pela Adetur. Confira a seguir os principais trechos da entrevista:

Qual a importância do evento e por que a Fecomércio apoia esse tipo de iniciativa?

É uma obrigação nossa, da Federação do Comércio, afinal de contas nós atendemos os três segmentos, comércio, serviços e turismo, e isso aqui está envolvido diretamente com os nossos interesses. Temos o braço social que é o SESC, que dá suporte e apoio, e o braço de ensino que é o SENAC, que exatamente está diretamente envolvido na gastronomia. E não se faz turismo sem gastronomia. Temos de unir o útil ao agradável, utilizar a potencialidade da Federação através da sua câmara empresarial do turismo, aproveitar a estrutura do SESC na área social e o SENAC à disposição dessas empresas aqui do litoral para fazer com que se destaque a nossa gastronomia e o nosso turismo aqui no litoral.

O litoral do Paraná é bem visto pelos turistas e pelos visitantes?

Por isso temos interesse direto no litoral, porque nós estamos perdendo o caminho do turismo aqui para os estados vizinhos. Eles são competentes e temos de aprender com eles e fazer a nossa parte. A Fecomércio está muito preocupada com isso. Vem tratando os investimentos aqui no litoral. Agora com a nossa nova unidade do SENAC em Paranaguá, estamos preocupados em fazer com que o nosso litoral tome o espaço que nós precisamos do Paraná, ou seja, que o turismo do Paraná seja voltado para o nosso litoral. Isso é fundamental quando você trata de uma feira, de um festival num caso específico como desse aqui, que é no litoral, que é voltado especificamente para o litoral, então a nossa presença é fundamental, e me parece que as coisas estão andando muito bem, com sucesso absoluto e nós ficamos muito contentes com isso.

Como tornar o litoral do Paraná mais atrativo tanto turisticamente, mas também nos negócios?

Eu acho que nós temos que fazer assim como em Caiobá: conversar com os empresários, fazer com que entendam que eles também precisam investir, que sem o investimento do empresariado local isso não vai pra frente. Não vai vir gente de fora fazer aquilo que ele não conhece, então quem conhece nosso litoral sabe da potencialidade que tem, sabe que tem possibilidade de ganhar dinheiro aqui no litoral. Então com a ajuda da Federação, do próprio SENAC, da estrutura que nós temos, nós podemos dar um salto muito grande. Vamos conversa com o prefeito de Paranaguá e fazer um encontro de empresários lá, para mostrar que Paranaguá precisa dar um salto de qualidade na área de turismo. A gente precisa de dar um jeito de melhorar aquela orla na área do antigo mercado, fazer um centro de atração e com isso vai ajudar não só Paranaguá, mas todo o litoral. Não adianta Matinhos ter melhorado seu centro comercial, ter melhorado investimento em hotelaria, na área gastronomia, Guaratuba fazendo um pedaço disso, Morretes, se Paranaguá não puxar isso junto também. Precisamos unir esses municípios que fazem parte do nosso litoral. Que a gente trabalhe junto. Que o empresariado se envolva para fazer com que nossa estrutura de turismo melhore, porque o turista quer conforto, quer comer bem, até nem olha tanto o preço, mas ele quer conforto e uma boa alimentação, ele quer uma cama limpa, Mas falta arrumar tudo isso. Eu acho que um Festival como esse faz com que haja uma união dessas entidades todas ai, para trabalharmos juntos, todos com o mesmo objetivo que é o crescimento do nosso litoral.

Como melhorar a divulgação do litoral? Como nos vender melhor?

Eu acho que esse é um compromisso de todos. Nós temos que parar de ter nosso litoral apenas no verão, esse período de Natal até o carnaval ou coisa parecida. Isso não adianta, não leva a nada. Mas e o resto do ano? Aquilo que a gente ganha em três meses gasta nos outros nove. Precisamos manter um nível de visita o ano inteiro. Eu dou o exemplo do nosso hotel lá em Caiobá. Temos 78% de frequência fora de temporada, porque é bom, com preço razoável. Temos compromisso com o turismo social. Então acho que a gente tem que unir as forças do Estado, as forças da Federação, das nossas entidades voltadas para o turismo e fazer com que a imagem do litoral seja melhor vendida lá fora, ou seja, nós precisamos aprender vender nosso litoral, aprender a vender o que nós temos de bom.

Nos próximos festivais, a parceria da Fecomércio será mantida com a Adetur?

Desde que eu estou na presidência da Federação eu tenho participado de todos e tenho dado minha contribuição Os recursos que nós estamos colocando aqui, as atividades do SENAC, a estrutura, as pessoas que estão aqui são em prol da melhoria do nosso litoral. Eu acho que nós temos que fazer a nossa parte. Podem contar com a Federação nos próximos Festivais aqui do Litoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário