Seguidores

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Mude a decoração com conceitos de “Do it yourself”

No clima do faça você mesmo, móveis e objetos ganham novas cores, texturas e funções para decorar sem gastar muito

Transformar a decoração da sua casa não exige, necessariamente, muito dinheiro. É claro que se a ideia é renovar tudo, desde o piso até mobiliário e os objetos decorativos, o custo tende a ser grande. Porém, é possível dar uma repaginada nos ambientes sem entrar no vermelho, basta criatividade para aplicar os conceitos do “Do it yourself”, o faça você mesmo. Mãos à obra?
Segundo a designer de interiores Caroline Coraiola a repaginação de móveis dá nova vida a eles e à decoração. “Com tinta, sprays, vidros, espelhos, lixas e verniz dá para criar efeitos diversos em mesas, prateleiras, armários e cadeiras antigas. Uma mesa pequena, por exemplo, pode ganhar um mosaico no tampo e virar o destaque do hall de entrada”, explica. Além disso, busque materiais em lojas de artigos de demolição. “No quarto, uma grade faz o papel de cabeceira. Na sala pallets viram mesas de centro. No espaço das crianças, caixas de frutas se transformam em prateleiras para os brinquedos. Na área externa, um estrado tratado para proteger a madeira da ação do tempo pode ser usado para pendurar vasos de ervas e temperos ou de flores”, acrescenta.
Mexer nas paredes também altera o visual dos ambientes. “Uma pintura nova em uma das paredes da sala renova totalmente o cômodo como um todo. Um arranjo de molduras sem telas fica muito charmoso e não custa muito, assim como adesivos, que vão da sala ao banheiro. No quarto das crianças, bastidores de bordado com retalhos de tecidos ficam lindos nas paredes”, garante Caroline.
Na cozinha, os azulejos podem ser revestidos com adesivos que imitam ladrilhos hidráulicos e azulejaria portuguesa dando mais graça ao ambiente. “Crie também um cantinho de refeição utilizando um velho aparador. Com uma pintura nova e colorida e dois banquinhos, o espaço vira o destaque da cozinha. Um suporte para talheres gourmet organiza e decora, além de ser bem fácil de instalar. Só tome cuidado com as tubulações de água e energia elétrica”, afirma a designer.
Para a sala, além da pintura, a designer indica capas para sofá e almofadas novas, bem como a alteração da disposição dos móveis. “Plantas também renovam o cômodo sem muitos custos, além de refrescar. Não esqueça ainda de reutilizar objetos decorativos ou utilitários. Uma antiga leiteira de vidro pode ser usada como um vaso. Pratos antigos podem ser colocados na parede formando um belo arranjo. Copos que restaram de jogos antigos se transformam em porta velas. Malas do tempo dos nossos avós e bisavós viram lindas mesas laterais ou de centro. Colares podem ser emoldurados, bem como talheres. Ideias não faltam, bastam criatividade e vontade de fazer”, finaliza Caroline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário