Seguidores

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Festival de Turismo do Litoral apresenta pratos típicos da região

Os visitantes do 4º Festival de Turismo do Litoral do Paraná poderão conhecer como são feitos alguns dos pratos típicos da região. Na cozinha especialmente montada na Arena Sabores do Litoral, chefs de cuisine darão aulas-shows em que ensinarão os visitantes os segredos de boa comida litorânea com o uso de ingredientes nativos de forma contemporânea e arrojada. O evento será realizado de quinta a sábado, na Associação Banestado de Praia de Leste, em Pontal do Paraná (PR).


O espaço reservado á gastronomia será na sexta e no sábado, no período da tarde. Para abrir a série de aulas, a chef Eva (Bar do Victor) apresenta o conceito de gastronomia responsável, na sexta, dia 22, a partir das 13h. Em seguida, será a vez do pão no bafo, da chef Rosane (Restaurante Girassol). Com adaptações regionais, o chef Mario Meirelles (Senac Caiobá), ensinará o preparo da paella paranaense. E fechando o dia, ostras nativas ao molho de gorgonzola e mel, do chef Nereu de Oliveira (Sítio Sambaqui).
No dia 23 (sábado), o chef Plínio de Aguiar (Restaurante Burghezia), ensina a partir das 15h, a preparar a cambira, peixe defumado originário de Pontal do Paraná. Outro prato típico da região que será apresentado é o famoso barreado, mas desta vez em outro formato, o de medalhão, pelo chef Mario Meirelles (Bistrô Sambaqui). O instrutor Kaio Trevisan (Senac Caiobá) trará duas deliciosas opções de petisco, o hambúrguer de siri e o bolinho de barreado. Tudo muito paranaense.
“Precisamos desenvolver uma identidade gastronômica para nosso Litoral. Pratos como a Cambira, o Barreado , Marisco Lambe Lambe, são deliciosos e merecem ser divulgados no Brasil inteiro. Temos muita história para contar sobre nossa essência gastronômica”, afirma Paula Regina Monteiro Sindeaux, gerente executiva do SENAC Caiobá.
Com duração de aproximadamente uma hora, os participantes das aulas, além de tirar todas as suas dúvidas, poderão degustar cada receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário