Seguidores

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Biblioteca Pública promove Semana de Leitura Inclusiva

Evento vai discutir acessibilidade de pessoas com deficiência visual e auditiva por meio de palestras, oficinas e apresentações teatrais 


Entre 25 e 29 de agosto, a Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná, em parceria com a Fundação Dorina Nowill Para Cegos (SP), promove a “Semana de Leitura Inclusiva — Ler, Incluir e Transformar”. O evento, que acontece pela primeira vez em Curitiba, tem como objetivo o incentivo da leitura e a inclusão social de pessoas que tenham algum tipo de deficiência visual e auditiva. Entre as atividades previstas, estão exibições de filmes, encenações teatrais, palestras e oficinas.
No dia 25, após a abertura, o destaque é a “Oficina de audiodescrição”, com Flavio Coelho, que falará sobre o recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em mídias como cinema, teatro e televisão. A audiodescrição também é tema de um bate-papo no dia 26, que vai reunir os especialistas Tania Mara Cardoso (Instituto História Viva), Luiz Vanderlei Rodrigues (Presidente do Fórum das pessoas com deficiência de Curitiba) e Amanda Christiane Rocha Nicolau (Professora de Música do Projeto Ver com as Mãos, do Instituto Paranaense de Cegos).
Estão previstas ainda atividades culturais, como a apresentação, no dia 27, do espetáculo teatral “Rir e Refletir”, do grupo UNIDEV (Ponta Grossa). No dia seguinte, o “Coral Mãos em Cena”, da Associação Beneficente Dikaion, se apresenta. Logo após, será realizado o pré -lançamento do livro em áudio Brasil não motorizado, coletânea de textos sobre mobilidade urbana, organizado por Antonio Carlos de Mattos Miranda e João Carlos Cascaes.
Todos os eventos acontecem no Auditório Paul Garfunkel, no 2º andar da BPP, e contarão com a presença de intérpretes de LIBRAS. A entrada é franca e para participar é necessário realizar a inscrição através do e-mail inscricaobraille@bpp.pr.gov.br ou fazer a inscrição no local no dia do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário