Seguidores

domingo, 17 de agosto de 2014

O valor da simplicidade é tema do novo livro de Jelson Oliveira

Livro será lançado no dia 23 de agosto na Bienal Internacional do Livro, em São Paulo


Elogio à simplicidade é o título do novo livro do filósofo Jelson Oliveira, professor do programa de pós-graduação em Filosofia da PUCPR. A obra, que sai com o selo PUCPRess, é o terceiro volume da Coleção Sabedoria Prática, cujos outros dois títulos (Sabedoria prática e Filosofia da viagem), foram revisados e estão sendo relançados num charmoso box de Filosofia do cotidiano. Os livros serão lançados no dia 23 de agosto, às 20h, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Elogio à simplicidade analisa como o conceito de simplicidade se desenvolveu ao longo da história ocidental, associado a valores como prudência, moderação, temperança, equilíbrio, serenidade. O livro foi dividido em duas partes: “nada em excesso” e “conhece-te a ti mesmo”, dois lemas gregos escritos no Templo de Delfos. Na primeira parte, o autor analisa a simplicidade como princípio exterior: o consumismo exagerado, a ostentação e o luxo no morar, comer e vestir. Na segunda parte a simplicidade é um princípio interior: um cuidado consigo mesmo que leva a uma vida mais tranquila, com relações mais autênticas, baseadas na prudência e na moderação.
Segundo a proposta do livro, a simplicidade é um equilíbrio entre a pobreza e a riqueza. Um princípio político, portanto, um modo de existir que faz parte da dietética dos cuidados, um regime filosófico cujo benefício é a beleza existencial. Uma arte de viver destinada ao bom uso dos prazeres e à satisfação adequada das necessidades vitais. Elogio à simplicidade, nesse sentido, analisa a forma de relação com os objetos dispostos para o nosso uso no mundo, com a natureza vinculada ao nosso cuidado e com as gerações futuras sob nossa responsabilidade. Ao elogiá-la, a obra valoriza as práticas de vida simples que contestam aquilo que muitos consideram o único modo de viver em nossa sociedade, que é, sobretudo, uma sociedade de consumo.
Com uma linguagem ao mesmo tempo densa e simples, Elogio à simplicidade é um livro para todos os que querem recordar a importância teórica do conceito, mas sobretudo por quem pretende ressignificar a própria vida e rever suas práticas cotidianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário