Seguidores

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Gestão de pessoas é a forma mais eficiente de obter bons resultados

Em dez anos de história a CarobHouse nunca enfrentou uma ação trabalhista e seu modelo de gestão vem servindo de exemplo para outras empresas

Diretora Executiva da CarobHouse, Eloisa Helena Orlandi 
Além de administrar a única empresa no Brasil que fabrica com exclusividade a massa de Alfarroba, a rotina da Diretora Executiva da CarobHouse, Eloisa Helena Orlandi ganhou uma nova atividade. Ela tem sido convidada a ministrar palestras para empreendedores de vários ramos de atuação, que buscam inspiração na trajetória de sucesso da empresa, focada em um modelo gerencial inovador. Em agosto, ela foi convidada a contar sua experiência em curso de extensão na Unicamp, onde os alunos são funcionários de empresas de grande porte tais como a Nestlé, Natura, Samsung, Embraer e Kimberly Clark, por exemplo. Recentemente, a convite da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), ela revelou para empresários do setor moveleiro como a CarobHouse conseguiu chegar à marca de 10 anos de atuação sem enfrentar nenhuma ação trabalhista.
Eloisa concorda que grande parte do sucesso da CarobHouse é fruto da identificação de um nicho de mercado promissor, do investimento em pesquisa e do desenvolvimento de novas tecnologias. Mas garante que o crescimento acelerado da empresa, que deve atingir um faturamento de R$ 10 milhões em 2014, deve-se à gestão de pessoal. "Não adianta ter um produto diferente e inovador, é preciso inovar também no modelo de gestão de pessoas, que sempre foi uma das principais apostas de nossa empresa", garante Eloisa Helena. A CarobHouse tem hoje 40 funcionários, um número que deve triplicar até o fim do ano, com a construção de uma nova fábrica. Logo na entrada da empresa, instalada em Campina Grande do Sul, é possível perceber o respeito e comprometimento da CarobHouse com seus colaboradores: as refeições, que são 100% subsidiadas pela empresa, são feitas em uma ampla e clara área gourmet.
Plano de saúde, ônibus fretado pela empresa para transporte dos funcionários, ginástica laboral, avaliação de desempenho e acompanhamento psicológico organizacional fazem parte da lista de benefícios oferecidos pela CarobHouse. A empresa chegou a investir R$ 25 mil em um elevador adaptado, para atender uma colaboradora que, por conta de um problema de mobilidade na perna, tem dificuldade para subir escadas. "O respeito aos colaboradores, que resulta de uma visão renovada de liderança, é a razão pela qual não tivemos nenhum registro de ação trabalhista em 10 anos de atuação", afirma. "Tenho divido essa experiência com outros empresários, porque nosso modelo de gestão tem trazido resultados surpreendentes. Um funcionário que reconhece o quanto é valorizado, produz de maneira engajada e se compromete com o crescimento da empresa", completa a diretora presidente da CarobHouse.
Em 2013, a empresa paranaense foi convidada a ser um dos fornecedores da Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro. "Estávamos com a produção totalmente voltada à Páscoa. Mas decidimos reunir nossos colaboradores e apresentamos o quanto essa proposta demandaria de trabalho a mais para eles. Não prometemos bônus e deixamos claro que só aceitaríamos o desafio caso todos concordassem", relembra Eloisa Helena. Segundo ela, a equipe demonstrou comprometimento com a empresa e aceitou aumentar a produção. "Não prometemos dinheiro aos colaboradores, mas, em contrapartida, fizemos uma revisão de salários e benefícios, pois entendemos que o comprometimento não foi pontual, foi um reconhecimento à nossa política de gestão de pessoal", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário