Seguidores

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Natura apresenta PRESENTE DE VÔ, musical para toda família com o grupo ‘Ponto de Partida’ e ‘Meninos de Araçuaí’, no Guairinha

O espetáculo mescla cirandas guaranis, cantigas africanas, clássicos da música brasileira e batuques aprendidos com avós do Vale do Jequitinhonha. Ingressos para as apresentações nos dias 23 e 24 de maio estão à venda pelo Disk Ingressos


Comemorando seus 35 anos, o grupo mineiro Ponto de Partida, que acaba de se apresentar no Festival de Curitiba com “Drummond”, volta à cidade junto ao coro Meninos de Araçuaí, do Vale do Jequitinhonha, para apresentar o musical Presente de Vô, que tem patrocínio do programa Natura Musical. Um espetáculo para toda família, com apenas duas apresentações, nos dias 23 e 24 de maio,sábado, às 20h, domingo, às 18h, no Guairinha.
A história de Presente de Vô se passa no “país secreto onde moram os meninos". Lá existe a oficina fantástica do velho Cambeva, um restaurador de sonhos e lembranças, onde um Realejo espera ser consertado. Enquanto isso, Temporina, uma doce senhorinha, parte em busca das recordações de sua infância e a pequena Deolinda, a neta do restaurador, ao lado de Tuzébio, seu ajudante desajeitado, tentam descobrir qual é o Presente de Vô que ela ganhará no seu aniversário.
Além da Oficina de Cambeva, o universo fantástico é habitado pelas Sonhambulantes, três divertidas irmãs que sofrem da doença (ou do dom) de viver no sonho; Zalém e Calunga, nativos do Parasempre, andam pelo mundo a recolher e catalogar lembranças e há também a Maria Metade e seus Meninos encantados, que são e sempre serão crianças, pois habitam as histórias.
O repertório tem arranjos assinados pelo grupo Pau Brasil e mistura cirandas guaranis, cantigas de ninar africanas, batuques aprendidos com avós do Vale do Jequitinhonha, aleluias misturadas a vozes indígenas, Tom Jobim, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Milton Nascimento, canções do folclore português - ou recolhidas nas andanças antropológicas de Mário de Andrade - e músicas compostas originalmente para a trilha sonora de uma história fantasiosa que nos faz olhar, com um carinho muito especial, para a nossa herança. A preparação vocal é assinada por Babaya.
A encenação dispensa os grandes cenários, efeitos especiais e maquinarias para dar lugar ao faz de conta. Assim, se constrói basicamente com panos que ora são noivas, arco-íris, recordações e também com singelos elementos de infância. Os figurinos visitaram os baús dos avós para deles acordar rendas, tecidos, crochês e modelagens. A luz dá um tom mágico à obra, nos levando sempre a um lugar onde tudo é possível. Com uma formação de teclado, violão, sopro e bateria, a música é toda executada ao vivo, com arranjos poderosos e uma trilha incidental que deixa tudo muito mais divertido.
Foi assim que o Ponto de Partida e os Meninos de Araçuaíescolheram celebrar 15 anos de sua parceria: entregando às novas e futuras gerações um legado que lhes pertence e determina e que só pode ser passado de avô para neto através de uma trilha invisível que apenas o afeto sabe percorrer... ou a fantasia! As músicas, então, alinhavam uma trama com personagens que vivem situações absurdas e divertidas acerca da perda ou do resgate das lembranças e dos sonhos.
Presente de Vô já se apresentou em São Paulo (Auditório Ibirapuera e SESC Belenzinho), Rio de Janeiro (Espaço Tom Jobim), Belo Horizonte (SESC Palladium), Porto Alegre (Theatro São Pedro), Juiz de Fora (Cine Theatro Central), Campinas, São João del Rei e Barbacena, onde estreou e seguirá por mais cinco cidades ainda este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário