Seguidores

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Camerata se apresenta neste fim de semana com músicos internacionais


O próximo concerto da Camerata Antiqua de Curitiba contará com a participação de dois ilustres convidados – o maestro italiano Alessandro Sangiorgi e o harpista neozelandês Robin Ward. O programa escolhido é composto de duas obras célebres do repertório barroco, o Concerto Grosso Opus 4, nº 6, de Georg Friecrich Handel, e a Stabat Mater, de Franz Joseph Haydn. As apresentações acontecem nesta sexta-feira (8), às 20h, e sábado (9), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural.
O Concerto Grosso de Händel (1685-1759) será apresentado em sua versão para harpa, sendo solista o músico Robin Ward, um estudioso e pesquisador desse instrumento. Seu repertório inclui músicas de tradições folclóricas e dos períodos do Renascimento, Barroco, Clássico e Romântico. Nascido na Nova Zelândia, Robin está atualmente morando no Reino Unido, onde vem se apresentando extensivamente e se destacando como um solista internacional. Atualmente está preparando a gravação de seu segundo CD. Também é professor e atende alunos, tanto iniciantes quanto os mais avançados, seja na harpa tripla galesa ou na harpa moderna.
O italiano Alessandro Sangiorgi foi regente de várias orquestras brasileiras, inclusive a Sinfônica do Paraná (2002-2010), e incluiu neste concerto de véspera do Dia das Mães o hino de Haydn sobre o sofrimento de Maria. De acordo com o maestro, vários compositores exploraram o texto do Stabat Mater, mas a obra de Haydn, pela variedade de entonações e inspirações, tornou-se um modelo para outros autores.
“No Stabat Mater, Haydn alcançou um resultado bem diferente da linha dominante da tradição italiana, conseguindo conferir ao texto musicado a dignidade própria de uma dor interior, sublimada e silenciosa, fiel espelho da tradição católica austríaca”, explica o maestro. As cópias presentes nas bibliotecas de Roma, Nápoles, Madri, Paris, Londres, confirmam a extrema popularidade que a obra teve em sua época. Nas épocas sucessivas, como ocorreu com muitas outras composições de Haydn, o Stabat Mater caiu no esquecimento, tendo sido resgatado só recentemente.
Outras informações sobre o repertório são repassadas para o público nas palestras de antecedem os concertos da temporada. Os pré-concertos têm sido uma prática adotada pela Camerata, para que o público possa desfrutar das apresentações com informações sobre o contexto histórico e artístico das obras. Desta vez, o palestrante é o compositor e arranjador Marco Aurélio Koentopp, professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, mestre em Música pela UFPR e doutorando em composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário