Seguidores

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Unidades de saúde de Curitiba oferecem tratamento para quem quer parar de fumar


Mais da metade das pessoas que procuram unidades de saúde de Curitiba com o objetivo de parar de fumar consegue abandonar o vício. Levantamento realizado no primeiro trimestre deste ano com os participantes do Programa de Controle do Tabagismo mostra que 53,19% pararam de fumar. O tratamento no Sistema Único de Saúde envolve consultas clínicas, apoio motivacional – geralmente em grupos de apoio – e a utilização de medicamentos, quando necessário.
Ana Maria e Luiz Fernando participaram do grupo de controle do tabagismo da Unidade de Saúde Ipiranga, no Capão Raso. Segundo ela, a acolhida e a naturalidade com que o problema é tratado pela equipe de saúde são os grandes diferenciais de outras metodologias que chegou a conhecer. “Foi uma conquista muito importante na nossa família”, destaca.
Clenir Linhares, de 45 anos, também recorreu ao SUS para largar o vício, que começou ainda na adolescência. Depois de três meses sem fumar, ela nota muita diferença na sua qualidade de vida. “Minha respiração melhorou e, além de me sentir melhor fisicamente, hoje consigo sentir o sabor dos alimentos”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário