Seguidores

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Época de matrículas traz dúvidas

Chegou a hora de decidir onde seu filho vai estudar no ano que vem. Com muitas escolas já abrindo o período de matrículas, os pais se veem com uma série de questionamentos. Devo levar em conta a localização? Ou escolher a que oferece mais atividades extracurriculares? Opto por uma instituição com uma linha mais tradicional ou moderna? A tarefa não é fácil, já que existem muitas opções de colégios e linhas educacionais diferentes. “A seleção precisa ser feita com tempo, dedicação, qualidade e muita tranquilidade, já que a criança passa boa parte do seu tempo na escola. E, infelizmente, não existe uma fórmula mágica para a escolha perfeita”, explica Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e diretora da Escola Atuação.
Além de todas as questões práticas, como preço e localização, a família precisa avaliar a filosofia da escola, qualidade dos professores, metodologia de ensino e demais itens que possam auxiliar no desenvolvimento e na educação das crianças. “Os pais precisam ter um sentimento de pertencimento ao entrar no colégio. Para isso, o ideal é participar de alguns eventos durante o ano, visitar a escola diversas vezes, conversar com a direção e com outros pais para saber a opinião deles sobre o local”, conta Esther.
Questionar a proposta pedagógica e verificar se a linha educacional é adequada aos valores da família e à personalidade da criança é outra questão fundamental. “Os pais precisam prestar atenção em como o filho se comporta. Se ele está feliz e empolgado para aprender, é sinal de que a escola atendeu as expectativas da criança. Caso contrário, é preciso conversar com o colégio ou rever a escolha”.
A psicopedagoga ainda aconselha os pais a estarem bem informados sobre questões como taxa de reserva, contrato, reajuste e taxa de materiais antes de concluírem a matrícula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário