Seguidores

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Chega ao Brasil o Vinho Verde Loureiro 2014, elaborado por João Portugal Ramos

Na região do Vinho Verde, ao norte de Portugal, origina-se esse vinho branco marcado por aromas frescos e elegantes, com notas cítricas e florais associadas a uma notável mineralidade. O Vinho Verde Loureiro 2014, trazido ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora, é um corte das uvas Loureiro (85%) e Alvarinho (15%), duas castas muito expressivas que fazem parte do extenso catálogo de uvas autóctones portuguesas. Classificado como Vinho Verde DOC, é bastante versátil na harmonização podendo acompanhar ingredientes difíceis para vinhos como ovos, além de ser perfeito para peixes e saladas. A graduação alcoólica é de 12%.


Diversidade de uvas

Portugal possui mais de 250 tipos de uvas que produzem vinhos autênticos, como é o caso do Vinho Verde Loureiro. A uva Loureiro, de grande tipicidade, é uma das principais responsáveis pelo reconhecimento da qualidade dos Vinhos Verdes brancos nas últimas décadas. Possui aromas exuberantes que lembram acácia, laranja e pêssego. Já a Alvarinho, símbolo da região do Minho, dá corpo a vinhos únicos e facilmente identificáveis, de personalidade e temperamento forte.

João Portugal Ramos

João Portugal Ramos é referência mundial e um dos principais representantes de uma nova geração de enólogos portugueses. Em 1990 plantou seus primeiros cinco hectares de vinhas na região de Estremoz, no sul de Portugal, com a missão de ser referência em nível mundial, conferindo identidade a vinhos diferentes e acessíveis. Aos poucos ampliou sua atuação para outras regiões do país como Beiras, Tejo, Douro e Vinho Verde trabalhando com projetos inovadores e que priorizam a sustentabilidade ambiental e social. “A experiência que adquiri ao longo do tempo como enólogo, leva-me a acreditar que um vinho reflete a natureza da terra que o viu nascer e é a expressão de quem o produz”, escreve Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário