Seguidores

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Compra coletiva de viagens pode não ser uma roubada. Veja o segredo para aproveitar sem erro

Por Mariana Mello*

A febre mundial de compras coletivas chegou ao concorrido mercado turístico. Multiplicam-se os sites dispostos a oferecer descontos incríveis para os mais variados destinos. Existe todo o tipo de viagem, desde diárias em pousadas até pacotes para destinos internacionais com direito a passagens aéreas, hotéis e aluguel de carros.
Sem dúvida uma tendência que está trazendo muitos novos consumidores a fazer sua primeira compra de viagem na internet, e não é à toa. O investimento na área é pesado. Parece que se descobriu uma verdadeira mina de ouro. Prova disto são as páginas exclusivas de viagens dentro dos maiores sites de e-commerce do país. E quem tem a ganhar é o consumidor. Novas e melhores negociações estão chegando e a concorrência só tende a aumentar.
Para aproveitar bem toda esta oferta é importante atentar-se que a maioria das viagens disponíveis nestas páginas é voltada para períodos menos nobres, justamente quando os fornecedores estão dispostos a negociar. Portanto, a primeira e valiosa dica para comprar este tipo viagem é a flexibilidade de datas.
Como os serviços ofertados são regulares, eles estão sujeitos à disponibilidade e pode acontecer de não haver um único lugar disponível na semana em que você deseja viajar. Portanto, antes de comunicar ou pedir as datas das suas férias compre e reserve sua viagem e de preferência, tenha duas ou até três datas em mente.
Se você tiver somente uma única data para viajar sem possibilidades de alteração, compra coletiva talvez não seja o melhor negócio para você. A não ser que você reserve com bastante antecedência. Assim como a tão sonhada lua-de-mel, é possível sim comprar viagens para verdadeiros paraísos com excelentes descontos, basta se planejar.
Uma das premissas da compra coletiva é a compra por impulso. As empresas são especializadas em incitar o consumo e cada anúncio para ser uma oportunidade única, imperdível. De certa forma eles não estão totalmente enganados, muitas ofertas tem um número limitado de cupons, mas melhor do que comprar e se arrepender depois ou não conseguir viajar, pare e verifique se você terá possibilidade de embarcar. Lembre-se que flexibilidade de datas é algo imprescindível neste tipo de negócio.
Com o avanço das vendas, os sites começam a mostrar seu poder junto aos fornecedores e não por acaso começam a aparecer diversos pacotes em datas tipicamente concorridas no mercado convencional, como Reveillon e Carnaval. Mais uma prova que as negociações estão cada vez melhores e tudo indica que esta tendência veio para ficar.
Para ter certeza de que o pacote que você deseja não é uma roubada, além da data de viagem, também confira o que está incluso no pacote. Pesquise sobre o hotel ou pousada, a companhia aérea e tudo o que estiver incluso. Outra dica valiosa é saber quem está operando a viagem, ou seja, quem irá entregar o que foi comprado. Em várias ocasiões os sites são apenas divulgadores destas ofertas e é obrigatório que esteja publicado o nome da empresa responsável pela operação da viagem. Portanto, corra atrás e em caso de não cumprimento do que foi contratado, procure seus direitos.
Lembre-se que o segredo deste tipo de compra é o volume. As operadoras negociam grandes lotes de diárias, passagens aéreas e outros serviços para conseguirem os preços mais baixos. Por esta razão, o atendimento das empresas é bem diferente do que encontramos em agências de viagens convencionais. O atendimento é express. Portanto, não espere um atendimento comparado a uma consultoria de viagem.
Se você é o tipo de pessoa que gosta de conversar com o agente de viagem para aprender tudo sobre o destino, este negócio talvez não seja para você. As pessoas que irão te atender vão direto ao ponto e já pedem de cara as possíveis datas para viagem, o número de pessoas, o código do cupom, o número do cartão etc. Você já desliga com uma posição sobre disponibilidade e demais detalhes da viagem. Isto não significa que o atendimento não seja bom, muito pelo contrário, é um novo jeito de se vender viagens.
Se esta nova roupagem te chama a atenção, comece agora a pesquisar a viagem das suas próximas férias. Com as dicas acima você conseguirá aproveitar o melhor das ofertas e economizar muito. Quem sabe aquele destino dos sonhos não está mais perto do que se imagina? Navegue e confira!

*Mariana Mello é gerente de Produtos do ViajaNet Ofertas, site de compras coletivas de viagens feito em parceira pelo ViajaNet e ClickOn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário