Seguidores

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Melhorias no Passeio Público serão discutidas na Câmara Municipal

A revitalização do Passeio Público vai ser debatida a partir desta quarta-feira (27) na Câmara Municipal, pela Comissão de Urbanismo e Obras Públicas. Participarão da reunião o presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, e um representante do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Dentre as propostas para revitalização para o Passeio - o parque mais antigo da cidade, inaugurado em 1886 - está um projeto de um museu ao céu aberto. “Devido ao grande fluxo de pessoas no por lá, poderíamos ter, por exemplo, mostras de fotografia, como as que são feitas no Jardim de Luxemburgo, em Paris”, explica Cordiolli.
A FCC planeja ainda a abertura do espaço para exposições ao ar livre e apresentações de grupos musicais e de teatro de rua, como costumava acontecer na década de 1990. Outras propostas para o Passeio Público são a reforma do aquário, que passaria a contar com a fauna e a flora das cinco bacias hidrográficas do Paraná, além da revitalização do espaço de shows e do antigo restaurante que funcionava no local.
As propostas foram apresentadas ao Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e nasceram em apoio ao movimento iniciado nas redes sociais que propõe a retomada do Passeio como um espaço de lazer, esporte e cultura.
“Já avaliávamos alguns projetos culturais para o Passeio, mas a união de esforços vai ampliar esta discussão e possibilitar que novas ideias sejam incorporadas”, afirma Cordiolli.
O presidente revela, ainda, que está sendo preparado um estudo na FCC para rever a utilização de diversos prédios e espaços culturais do Centro. Entre eles estão os teatros Guaíra, os prédios históricos dos Correios e da Universidade Federal do Paraná, na praça Santos Andrade, o calçadão da rua XV, a rua Riachuelo (que receberá um cinema e um espaço cultural no antigo Quartel), além do Largo da Ordem, da Cinemateca e do Passeio Público. “A ideia é que todo o conjunto arquitetônico funcione como espaço cultural”, conta Cordiolli.
Reunião – Na próxima quarta-feira (27), às 11h, acontece a primeira reunião para discutir a revitalização do Passeio Público. O encontro será na Câmara de Vereadores, na Sala das Comissões, e participam integrantes da Comissão de Urbanismo da Câmara.
“Vamos começar a pensar na revitalização do Passeio Público, uma área importante da cidade, localizada na região central e que está muito degradada”, afirmou o presidente da Comissão de Urbanismo, Jonny Stica (PT). “A revitalização não é só pensar na obra, mas também no uso.” O parlamentar destacou o convite à FCC, para a discussão do potencial cultural do espaço.
A proposta para tratar do Passeio Público partiu do vereador Helio Wirbiski (PPS), integrante da Comissão. Ele destacou na tribuna da Casa, nesta semana, que o movimento em prol da revitalização do logradouro da capital nasceu nas redes sociais, por iniciativa de artistas, escritores e moradores da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário