Seguidores

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Vegfest 2015 começa na quarta-feira (23)

Maior congresso vegetariano da América Latina, no Recife, terá palestras, cursos de capacitação e feira vegana

Entre os dias 23 e 26 de setembro, acontece, no Recife (PE), a quinta edição brasileira e nona edição latino-americana do VegFest, o maior evento vegetariano da América Latina, promovido pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). O Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será a sede do encontro, que trará mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais, oficinas de demonstração culinária, cursos de capacitação em nutrição vegetariana e feiras de produtos veganos.
As inscrições pela internet estão encerradas, mas podem ser feitas pessoalmente na sede do evento, a partir das 8h30. É possível se cadastrar apenas para um dos dias – no sábado (26), toda a programação é aberta ao público. Nos outros dias, somente a feira vegana pode ser visitada, gratuitamente, por quem não foi credenciado.
Nomes como Gene Baur, presidente do FarmSanctuary, instituição com abrigos em Nova York e na Califórnia, é um dos palestrantes mais aguardados. Fundado pelo ativista em 1986, o santuário faz o resgate e encaminha para adoção centenas de animais ditos “de produção”. Outra palestrante estrangeira é a autora Carol J. Adams. Ativista há 40 anos, é autora do livro “Política Sexual da Carne” (que, neste ano, ganhará edição comemorativa de 25 anos), além de obras como “Never Late To Go Vegan”.
Entre os brasileiros, estão nomes como a nutricionista Alessandra Luglio, que se dedica a promoção de atitudes saudáveis, sustentáveis e funcionais, a apresentadora LuisaMell, uma das ativistas pró-animais mais conhecidas do país, que tem sido protagonista em conquistas recentes do movimento de direitos animais, e o médico sanitarista, ex-deputado federal e candidato à presidência da república em 2014, Eduardo Jorge, que falará sobre vegetarianismo e sustentabilidade.
Experimentação animal, movimentos sociais, meio ambiente, proteção animal e empreendedorismo vegetariano são outros temas que serão abordados ao longo do congresso.
A presidente da SVB, Marly Winckler, acredita que o evento deva atrair cerca de 2 mil participantes. “O VegFest já passou por São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba, sempre gerando bastante interesse e repercussão. Temos certeza que nesta edição não será diferente, vamos conseguir atingir nosso principal objetivo, que é divulgar da melhor forma possível o vegetarianismo e suas diferentes vertentes”.
O VegFest promoverá, ainda, oficinas de demonstração culinária. “Queremos mostrar que o vegetarianismo não convence apenas pelos argumentos, como também seduz pelo paladar”, acredita Bárbara Bastos, da SVB Recife. Na área de alimentação, haverá também cursos em nutrição vegetariana voltados para profissionais e estudantes da área da saúde, coordenados pelo Dr. Eric Slywitch, além de feira vegana, com venda de comidas doces e salgadas, cosméticos desenvolvidos sem testes ou ingredientes animais, e espaço de ONG´s e empresas que apresentarão seu trabalho de ativismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário