Seguidores

terça-feira, 23 de abril de 2013

RECITAL DE CLARINETE E PIANO NO “DOMINGO NO CAMPUS” DE ABRIL DA UP


O clarinetista Jairo Wilkens e a pianista Clenice Ortigara interpretam desde clássicos até música regional brasileira no próximo dia 28 de abril. A apresentação faz parte de evento cultural organizado pela Universidade Positivo e os ingressos custam R$ 10


No próximo dia 28 de abril a Universidade Positivo (UP) recebe o Duo Palheta ao Piano, com o clarinetista Jairo Wilkens, nascido no Pará e residente em Curitiba, e a pianista paranaense Clenice Ortigara, para o recital do Domingo no Campus de abril. Juntos desde 2000, o dueto leva ao público uma apresentação cuja primeira parte é dedicada a duas obras do repertório standard de clarinete e piano, com Première Rhapsodie, do impressionista Claude Debussy, e Fantasiestücke opus 73, do romântico Robert Schumann.
A segunda parte do recital é dedicada ao repertório do CD que o duo lançará durante o evento, obra formada apenas por compositores brasileiros. Wilkens e Clenice tocam 25 Esboços Para Clarinete e Piano, de Harry Crowl, escrita especialmente para a dupla, The Magic Square Opus 34, de Liduíno Pitombeira, e Desafio XI Opus 31 nº 11a, de Marlos Nobre. Esse repertório propõe um ambiente bem distinto da primeira parte, com música regional brasileira, revelando as atuais possibilidades da formação com clarinete e piano.
Fugindo do comum, tanto no CD quanto no recital, os músicos mostram o clarinete e o piano de maneira equilibrada, resultado da escolha de músicas que priorizam essa integração. ”Todas as obras reunidas são de igual potencial virtuosístico e musical para ambos os intérpretes”, destaca Clenice. Além disso, o próprio CD reunindo um clarinetista e um pianista é um diferencial, pois esses dois instrumentos são comumente reunidos em breves encontros, mas raramente em trabalhos contínuos, ensaios e apresentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário