Seguidores

quarta-feira, 17 de abril de 2013

As Aventuras da Pia Fraus no Festival de Curitiba

Companhia traz ao Guritiba quatro espetáculos e seus bonecos gigantes



“As Aventuras de Bambolina”, “Gigantes do Ar”, “Bichos do Brasil” e “Filhotes da Amazônia” são os espetáculos que a Companhia Pia Fraus traz ao Gurtiba 2013 de 18 a 21 de abril. As peças fazem parte da Semana Brasil em Forma de Bonecos do Guritiba, evento do Festival de Curitiba voltado ao público infantil, que segue em cartaz até o final do mês, com apresentações no ParkCultural.

A Pia Fraus tem como base a criação de espetáculos de manipulação de bonecos com pouco uso da palavra. É um dos principais grupos de teatro e circo em atuação no país. Em seus 22 anos de existência já se apresentou em mais de 17 países além de diversos estados brasileiros, reconhecida com diversos prêmios nacionais e internacionais.
Bambolina, a estrela da primeira peça, é uma boneca de pano como outra qualquer, que vive sem problemas com sua dona, até o dia em que vai parar no olho da rua. Depois de muitas aventuras, finalmente encontra seu verdadeiro destino, e se transforma em estrela de um grupo de teatro de manipulação de bonecos. Codiretor da peça e criador da Pia Fraus, Beto Andretta diz que “foi a primeira vez que encontramos um texto visual sem palavras, com conteúdo profundo e poético”. “E ainda por cima com a presença de uma boneca como personagem principal”, completa, sobre o livro homônimo da peça, de autoria de Michele Iacocca, que colaborou com a criação da montagem teatral.
O espetáculo é pautado no trabalho corporal dos atores, na composição de cada personagem e, principalmente, na relação destes com Bambolina, tentando aproximá - los o máximo possível do que foi desenhado no livro. A manipulação do cenário também cria uma coreografia à parte, por ser formado por painéis que se encaixam como em um grande livro cujas páginas são possíveis de se arrancar e deslocar pelo palco.
“Gigantes do Ar”, por sua vez, é a reunião de “sketches” inspiradas nas populares apresentações de circo-teatro e nos animais de circo e seus amestradores. Palhaços, trapezistas e bonecos infláveis gigantes se encontram em uma atmosfera de humor e poesia circense. Um elefante azul de 5 metros de altura, três girafas, leões e um casal de cangurus, são algumas das atrações do espetáculo, que é um verdadeiro “circo“ a céu aberto.
“Bichos do Brasil” nasceu da vontade de mostrar a riqueza da fauna brasileira através de recursos plásticos. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, cria o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens. São bonecos feitos a partir de materiais naturais, cujas formas são estabelecidas por cabaças, que ganham novo tratamento e cores diversas, buscando dar uma abordagem contemporânea a elementos rústicos.
A idéia central do espetáculo “Filhotes da Amazônia” é a relação dos pais com seus filhotes, tanto entre os animais como entre os seres humanos, mostrando a proximidade existente nas relações entre pais e filhos de qualquer espécie. Os quadros do espetáculo apresentam histórias que revelam diferentes facetas a partir dessa situação.
O cenário parte de referências indígenas e da natureza: uma tartaruga gigante, com 3,5m de altura e 5m de comprimento serve de palco para a manipulação de todos os bonecos. Esta estrutura, coberta por palha e formada por diversas aberturas e portas, possibilita que o cenário mude totalmente a cada seqüência de cenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário