Seguidores

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Galpão Cultural Thá

Vale conferir!

Grupo Thá lança residencial ‘Arts’ no Centro de Curitiba 

Arrojado lançamento destaca contraponto com Unidade de Interesse de Preservação

Curitiba, 08 de abril de 2013 – Uma atmosfera artística que cria novos espaços de convivência e ressalta a liberdade de expressão apropriou-se do novo lançamento residencial do Grupo Thá. Batizado como Arts, o empreendimento residencial está localizado no Centro de Curitiba, em um terreno que conecta as ruas Riachuelo e Presidente Faria. Rodeado por inúmeros estabelecimentos comerciais, diversas opções de transporte público, teatros, museus, além de prédios monumentais como o Paço da Liberdade e a Universidade Federal do Paraná, o Arts está inserido em uma região rica em história, reconhecida pelos seus polos sociais, culturais, artísticos e gastronômicos. Desenhado para um público moderno e ligado à vida cultural da cidade, o Arts segue a tendência de revitalização do Centro, realizada pela Prefeitura de Curitiba, em parceria com a Fecomércio PR, Sebrae/PR e a Rede de Empresários do Centro Histórico.
O empreendimento é composto por 24 pavimentos, com acesso para pedestres pela rua Riachuelo e para veículos pela rua Presidente Faria, onde ficará posicionada a garagem, com 116 vagas. Ao todo serão 17 mil metros quadrados de área construída e 247 unidades residenciais compactas, com opções de studios de 28 m² a 45 m². Segundo Valdecir Scharnoski, gerente de produto da Thá Incorporadora, as plantas foram planejadas com ênfase na qualidade interna do produto. “Estudamos no centímetro a utilização do espaço para que o morador desfrute de ambientes estratégicos para instalar mobiliários de bons tamanhos, além de contar com uma planta extremamente integrada, ventilada e iluminada”, ressalta.
Destaque ainda para os studios de 28 m² e 40 m², no terceiro pavimento, que apresentam uma formatação diferenciada, com uma vaga privativa abaixo da unidade. “Trata-se de uma opção mais reservada, já que, além de ter o acesso comum, essa pessoa pode estacionar o carro na sua garagem e subir para sua casa por meio de uma escada exclusiva. Isso traz ainda a possibilidade do morador utilizar o espaço da garagem como uma extensão de seu studio”, explica Scharnoski.
Ainda entre os diferenciais do Arts, destaque para uma característica inovadora: o Estar Arts, composto por áreas comuns de apoio e convívio em cada pavimento do empreendimento. De acordo com o gerente de produto, esse espaço foi pensado para funcionar como uma extensão da sua casa. “Trata-se de uma sala de estar no meio do pavimento, que permite que o futuro morador realize inúmeras atividades, como receber amigos e familiares para encontros ou refeições, ou ainda para reuniões de estudo ou de trabalho. Além disso, esse espaço permitirá uma maior integração entre os moradores”, comenta.

Contraponto

Além da identidade forte e pulsante do empreendimento, vale destacar no terreno do Arts, a presença de um antigo casarão construído no início do século XX, considerado uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP), que será restaurada pela incorporadora. De acordo com Scharnoski, esse restauro visa enaltecer a história da cidade. “O investimento consiste em transformar essa fachada num monumento histórico, além de propiciar mais vida para a região, com pessoas morando e trabalhando no local”, explica.

Arquitetura diferenciada

Assinado pelo arquiteto José Luiz Smolka, o projeto arquitetônico é caracterizado pelo estilo moderno e destaca movimento na fachada. De acordo com o profissional foi criado um elemento diferenciado que atendesse ao conceito do empreendimento. “Criamos um vazio em formato de quadrado do 17° ao 19° pavimento, ou seja, no meio da torre, que deverá chamar a atenção e transformar-se em uma referência na região”, explica. Este espaço dará origem a dois mirantes, em varandas, e na parte interna, separada por vidros, haverá uma passarela.
Ainda seguindo a concepção do nome Arts, a fachada receberá cores conceituais como branco e, primárias como amarelo, azul e vermelho. “Trouxemos a proposta da cor para o empreendimento, mas com a preocupação de não ser agressivo ao centro”, define. Neste sentido, a maior parte da fachada será composta pela cor branca. O elemento quadrado será em vermelho e os requadros das janelas terão as laterais em amarelo e azul. “Isso proporcionará um movimento de cor, de forma que, dependendo do ângulo de visão de quem olha o prédio, o amarelo ou o azul predominarão na cor da fachada”, explica o arquiteto.

Áreas comuns e de lazer

Pensadas para um público ligado à vida cultural, as áreas de lazer do Arts destacam ambientes modernos e diferenciados pelo projeto de paisagismo, assinado pelo arquiteto paisagista Guilherme Takeda, e de decoração de interiores, dos arquitetos André Bertoluci e Flávia Caldeira. Para Takeda, o objetivo principal do projeto foi trabalhar com diversos terraços segmentados por atividades como coworking, esportes, artes e contemplação. “As áreas externas são todas integradas entre si e dispostas por afinidade, além de contemplar vegetações de beleza ornamental”, destaca o paisagista. Já segundo Flávia Caldeira, o projeto de interiores destaca-se por ser inovador. “Utilizamos cores vibrantes, elementos gráficos, obras de arte e um mix harmonioso de objetos contemporâneos e vintage”, complementa a arquiteta.
Na entrada pela rua Riachuelo, no térreo, intitulado de Terraço Coworking, um jardim faz a transição entre a UIP e a torre residencial. No mesmo pavimento estarão o Hall, o Bicicletário e o Coworking (escritório compartilhado) composto por área coberta e o Deck Coworking, em um espaço aberto. Já no terceiro pavimento, o empreendimento apresenta o Terraço Arts, composto por vários ambientes de convívio como o Luau Arts (estar com lareira), Picnic Arts, Redário, Arts Café, Lounge Arts (bancada para artes), Arts em Cena (painéis para exposição), além do Palco Arts. Vale ressaltar ainda, no 17° piso, o Mirante Arts e a Lavanderia.
Segundo Scharnoski uma das apostas do projeto foi levar a maior parte das áreas de lazer para os últimos pavimentos do empreendimento para aproveitar ambientes a céu aberto e a vista privilegiada que a altura do empreendimento proporcionará para os futuros moradores. Para isso, no 23° pavimento, o Terraço Fun destaca a presença de ambientes como o ambiente gastronômico Arts Gourmet, a churrasqueira parrilla Arts Barbecue, a praça de jogos Lounge Fun, o Deck Pedalada, a oficina Bike Arts, o Healthy Arts, dedicado ao fitness, além dos espaços para esportes como o Tatame Arts, a rampa Skate Arts, a Parede de Escalada e o Slackline. Já no ático – Terraço Zen – no 24° pavimento, os futuros moradores poderão desfrutar de áreas de descanso, como o mirante Deck Luneta, o Bier Garden e o Lounge Zen com puffs móveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário