Seguidores

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Presente de corpo e alma

Estar envolvido com algo não é suficiente, é preciso comprometimento para o alcance de objetivos 


Trabalho, escola das crianças, grupo de estudos, reunião de condomínio, treino na academia, almoço em família. A loucura dos tempos modernos faz com que as pessoas se dividam em mil para conseguir participar de todas as atividades que lhes são atribuídas. Porém, até que ponto há um comprometimento com as tarefas que estão sendo realizadas?
Em muitos casos as pessoas estão envolvidas em suas ações diárias, mas não se dedicam a elas de forma completa. “Estar envolvido significa estar incluído, ser participante de um grupo, evento ou projeto, sem maiores consequências ou algo que custe um sacrifício”, explica a Life Coach Cibele Nardi. Para ela, essa ausência de sacrifício pode prejudicar o desempenho da pessoa para o alcance dos objetivos de determinada atividade. No caso de um projeto de trabalho, em que há somente envolvimento dos participantes, dificilmente ele irá progredir e ser concluído da melhor forma possível. Já pessoas comprometidas, mantêm seu foco no objetivo, tanto da equipe, da instituição, como no individual, sempre alinhando as metas e se entregando para a busca do resultado e da excelência.
Um grande exemplo de comprometimento na história da humanidade foi Joana Joana D’Arc, que aos 15 anos tinha clareza de sua missão de vida e aos 17 esteve à frente de três mil cavaleiros franceses em uma batalha, desafiando generais para alcançar seu objetivo. Aos 19 anos, foi queimada viva por não negar seu compromisso com a França. Os ingleses haviam lhe dado a chance de ser libertada caso mudasse de lado, porém ela não o fez. Ao optar por ser queimada na fogueira, afirmou: “O homem dá a vida pelo que acredita”.
Portanto, segundo Cibele, estar comprometido significa se tornar responsável por algo, se empenhar, estar disposto a entregar algo que lhe custe muito, ou seja, disposto a pagar um preço em prol de uma causa ou ideal. Para isso, é necessário avaliar o quanto os objetivos, ideais, sonhos ou projetos são importantes para si e por quê, e depois de obtidas essas respostas, aplicá-las nas ações e relacionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário