Seguidores

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Prefeito de Curitiba conhece o Programa Visão Todos

Iniciativa inovada nascida na capital paranaense é referência para o Brasil


No mundo, de cada três pessoas com problemas visuais, duas não sabem que apresentam alteração na qualidade da visão. No trabalho e atitude para mudar esta realidade, a oftalmologista Tania Schaefer, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC) e diretora técnica do Instituto SOBLEC de Educação apresentou ao prefeito Gustavo Fruet uma solução inteligente e já em funcionamento em Curitiba. A receita é direta e está em ações de cunho educativo e social, desenvolvidas pela sociedade médica, que visam melhorar a saúde visual da população, principalmente àqueles que não têm fácil acesso ao atendimento médico.
Entre as ações apresentadas, a médica destacou o programa "Visão para Todos", que assegura exames de acuidade visual em estudantes de comunidades carentes no país, tratamento e óculos através da parceria com empresas privadas e laboratórios. "Nosso objetivo foi apresentar os projetos do Instituto SOBLEC de Educação e abrir portas para uma futura parceria com a prefeitura, no sentido de levar este atendimento às escolas de Curitiba", destacou Tania Schaefer. A médica também reforça que "é preciso educar os multiplicadores e assim atingir mais pessoas. E para isso o educador é fundamental".
A dificuldade em enxergar e a falta de acesso ao atendimento médico oftalmológico, principalmente na fase escolar, trazem graves problemas de aprendizado, autoestima e de inserção social. No Brasil, aproximadamente 15 milhões de crianças em idade escolar possuem problemas de refração que podem interferir em seu desempenho diário. Os números são frutos de levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), realizado em 2012. Estima-se ainda que, no país, 33 mil crianças ficaram cegas por doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente e que pelo menos 100 mil tem alguma deficiência visual, segundo dados da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, ligada à OMS.
As atividades desenvolvidas em Curitiba estão sendo multiplicadas em outras cidades através da formação de reuniões de oftalmologistas. Hoje já está atuante em Salvador (BA) e, em breve Sorocaba (SP), Belém (PA) e Fortaleza (CE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário