Seguidores

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Trajetória da GVT se transforma em livro

"Sobre Fibras e Gente" é de Bruno Henrique Rocha Fernandes, diretor da ABRH-PR


O professor Bruno Henrique Rocha Fernandes, diretor do Observatório de Pessoas da ABRH-PR - Associação Brasileira de Reursos Humanos do Paraná, lançou recentemente o livro "Sobre Fibras e Gente", escrito em parceria com o jornalista Chico Barbosa, do jornal Valor Econômico. O prefácio do livro é assinado por Nicola Calicchio, presidente da McKinsey na América Latina, e a introdução, pela jornalista Graziella Valenti.
De acordo com o autor, o livro conta e analisa a história da empresa de telecomunicações GVT, que iniciou sua operação em 2000, sem afiliação a nenhum grande grupo nacional ou internacional. Em 1999, investiu R$ 100 mil para comprar uma licença e foi vendida à Telefônica por R$ 25 bilhões este ano. "Competiu com gigantes empresariais, atravessou revoluções tecnológicas e inúmeras crises mundiais e nacionais e, no entanto, obteve valorização expressiva", observa Fernandes.
O livro detalha bastidores da GVT, momentos de tensão que quase levaram a empresa a encerrar sua operação, transações bilionárias que viveu, transformações no contexto das telecomunicações no Brasil e no mundo. Fernandes tomou como ponto de partida para escrever "Sobre Fibras e Gentes", investigação de centenas de documentos, artigos (acadêmicos e da imprensa) e entrevistas a mais de cinquenta pessoas, entre lideranças – no Brasil e exterior – do mercado de telecomunicações, financeiro, agentes reguladores, consultores corporativos, atuais e ex-gestores da própria GVT, além de funcionários. "Tudo isso é abordado na obra, para entender o porquê do sucesso da GVT. Trata-se de um case interessante de estratégia, liderança e empreendedorismo", resume o autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário