Seguidores

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Obra inspirada na Segunda Guerra faz parte de concerto da Orquestra de Câmara

A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba realiza neste final de semana um concerto com repertório variado, que inclui duas composições românticas de Tchaikovsky e Edino Krieger, e uma obra de Schostakovich inspirada no drama da Segunda Guerra Mundial. As apresentações, com direção musical do violonista Winston Ramalho, acontecem nesta sexta-feira (26), às 20h, e sábado (27), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural.
Abre o concerto a composição “Quarteto de Cordas nº 8, do russo DmitriSchostakovich, composta em 1960, em Dresden (Alemanha). A obra expressa toda a emoção do autor quando estava imerso numa das cidades mais destruídas por bombardeios aéreos durante a Segunda Guerra Mundial. É uma espécie de autobiografia musical, que começa com as notas musicais que em alemão registram as letras de seu nome, como uma assinatura.
Conta-se que o Quarteto Borodin tocou essa obra na casa de Schostakovich em Moscou, esperando por suas críticas, mas, repleto dessa bela execução de seus sentimentos mais pessoais, o compositor colocou sua cabeça entre as mãos e chorou. Quando terminaram de tocar, os quatro músicos em silêncio guardaram seus instrumentos e saíram da sala.
No programa também estão composições românticas, como a “Suíte para Orquestra de Cordas”, do brasileiro Edino Krieger. Completa o repertório a obra hoje considerada uma das composições mais definitivas e marcantes do final da era romântica – a “Serenata para Cordas em Dó Maior Op. 48”, do russo Pyotr IlyichTchaikovsky.
As apresentações contam ainda com palestra do compositor e violinista William Lentz, regente e diretor artístico do Coral Mokiti Okada. Nesta conversa, o palestrante repassa ao público mais informações sobre as obras, os compositores e o contexto histórico para um melhor aproveitamento do espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário