Seguidores

terça-feira, 9 de junho de 2015

Transformação dentro de casa

Reformar não é fácil, mas algumas dicas podem facilitar a rotina de uma casa que está sendo renovada
As pessoas estão em constante mudança ao longo do tempo, adaptando o seu dia a dia, seus hábitos e costumes. O desejo de modernização também se estende ao ambiente em que vivemos. As reformas dentro de casa são necessárias, seja por desgaste, por problemas estruturais causados pelo tempo, por materiais e equipamentos obsoletos, ou simplesmente pela vontade de redecorar. Mas antes de renovar o lar, confira as dicas da EFTM Arquitetura.

Planejamento
De acordo com as profissionais da EFTM Arquitetura, o primeiro passo é delimitar quais ambientes serão transformados e se há condição da família permanecer dentro da obra. “Nosso conselho é manter-se como espectador da obra fora dela. Essa decisão é sempre do proprietário, mas minimiza o estresse, conflitos e atrasos na obra”, explica Thalita Miyawaki, arquiteta da EFTM.
A definição da data de início também é importante, já que, dependendo da região, existem períodos mais propícios à chuva, o que dificultam a troca de janelas, portas e telhas, por exemplo. Imprevistos acontecem, principalmente em obras estruturais, e para evitar dívidas é aconselhável ter uma reserva financeira. “Em condomínios ou edifícios, a atenção deve ser redobrada para respeitar os espaços coletivos e levar em conta as normas, permissões e taxas”, comenta Erika Fukunishi, também arquiteta da EFTM.

Adaptação
Adaptar os desejos do cliente em um local que já existe não é um problema. Dentro das possibilidades da área, altura do pé direito e configuração do espaço, qualquer ambiente pode ser renovado. “A reforma é quase um papel em branco, com possibilidades ainda mais concretas do que em uma casa nova, porque temos a vantagem de reconhecer o que não funcionava bem em cada ambiente e adaptá-lo para atender as necessidades de cada família da melhor forma”, destaca Thalita Miyawaki.
E a reforma não precisa ser feita toda de uma só vez, a obra pode caminhar conforme a situação financeira do cliente ou a rotina da família. Além disso, alguns móveis ou peças de decoração antigas podem ser mantidas. Na sala de estar da imagem, por exemplo, uma parte do sofá antigo foi reutilizada, e a outra foi remodelada para pufes. Este projeto é de uma casa de 214 metros quadrados que foi completamente reformada: a cozinha, os quartos, a sala de estar e jantar e o ático, que era um espaço utilizado como depósito e foi transformado em um home theater amplo e colorido.

Cozinha
Antes
 Depois

 Ático
Antes

 Depois

 Quarto Adolescente 
Antes

 Depois


 Quarto Adolescente
Antes

Depois

Quaro Adolescente 
Antes

Depois

Banheiro
Antes

Depois


Sobre a EFTM Arquitetura:
Em 2013, as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki se uniram e fundaram a EFTM Arquitetura, escritório especializado em projetos de urbanismo, interiores e arquitetônicos. Jovens e cheias de ideais, as duas buscam atenção aos detalhes e desejos dos clientes para oferecer projetos funcionais, personalizados e agradáveis visualmente. Erika Fukunishi está formada desde 2010 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo e é especialista em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica do Paraná. Thalita Miyawaki, também formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo, desde 2007, é especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela mesma instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário