Seguidores

quinta-feira, 3 de março de 2016

CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO APRESENTA EXPOSIÇÃO SOBRE VIDA E OBRA DE PAULO LEMINSKI

A mostra traz ao Rio acervo de mais de mil objetos do poeta curitibano após temporadas de sucesso pelo país
Depois de reunir um público de aproximadamente 350 mil pessoas em sete capitais brasileiras, a mostra Múltiplo Leminski abre a temporada 2016 da CAIXA Cultural Rio de Janeiro trazendo um vasto acervo do poeta Paulo Leminski (1944 – 1989). A exposição, que fica em cartaz de 10 de janeiro a 20 de março, é a maior já realizada sobre a obra e a vida do escritor curitibano. São mais de mil objetos originais entre fotos, livros, pinturas, poesias, vídeos e filmes.
Com curadoria assinada por Alice Ruiz e pelas filhas do poeta, Aurea e Estrela Leminski, a mostra é resultado de anos de pesquisa e catalogação. Dividida em diversos espaços cênicos, as instalações revelam a multiplicidade do artista, que acumulava diversas funções como músico, compositor, romancista, tradutor, ensaísta, judoca e publicitário.
O escritor apresenta uma produção extensa que abrange não só a literatura, mas outras linguagens artísticas. Todos os objetos originais presentes na exposição pertencem ao acervo particular da família: a máquina de escrever, livros escritos e traduzidos por ele, obras que faziam parte da sua biblioteca, entre elas, dicionários em várias línguas, revistas, fotos, cadernos, recortes de jornais, entrevistas, cartas, poesias escritas em guardanapos, originais manuscritos e datilografados, histórias em quadrinhos e vídeos. O vasto repertório como letrista e compositor está representado por capas de LPs, discos e fitas cassetes.
“Trazer esta exposição para o Rio de Janeiro é muito legal para a gente, pois a cidade tem um significado marcante na vida e obra de Paulo Leminski, não só porque ele residiu na capital por duas vezes, no final dos anos 60, mas porque foi onde começou a ser jornalista e músico. Além disso, durante a década de 80, viajava frequentemente para o Rio para participar de eventos culturais, lançar livros e rever amigos e parceiros musicais”, explica Aurea Leminski.
A CAIXA Cultural já apresentou a mostra Múltiplo Leminski nas unidades de Salvador (2014), São Paulo (2015) e Fortaleza (2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário