Seguidores

quinta-feira, 3 de março de 2016

Orquestra Sinfônica do Paraná abre temporada 2016 com obras de Carlos Gomes e Villa-Lobos

Estreia será no dia 9 de março, no Guairão, sob a regência do maestro Stefan Geiger. O mesmo programa será apresentado no dia 13 de março 

Foto de Fernanda Castro do ensaio desta quinta-feira
A Orquestra Sinfônica do Paraná faz no dia 9 de março, às 20h30, o primeiro concerto da temporada 2016, sob a regência do maestro titular Stefan Geiger. A apresentação será no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão).
No programa, O Guarani (Carlos Gomes), O Cavaleiro da Rosa (Richard Strauss), O Descobrimento do Brasil (Heitor Villa-Lobos) e Estancia (Alberto Ginastera). Este mesmo programa será apresentado no dia 13, às 10h30, também no Guairão.
Os ensaios para estas apresentações começaram no dia 1 de março. A temporada 2016 tem o apoio do Ministério da Cultura e Copel.
Ingressos a R$20,00 e R$10,00.
Maestro – a OSP terá nesta temporada como maestro titular o alemão Stefan Geiger, um dos mais destacados de sua geração.
Em 2015 ele fez duas regências com a Orquestra Sinfônica do Paraná. Em junho ele apresentou obras de Stravinsky e Mendelssohn, e em julho regeu a trilha composta por Gottfried Hupertz para o filme Metrópolis, de Fritz Lang.
Geiger estudou em Colônia, Trossingen, Bremen, Paris e Filadélfia. Entre os professores de formação estão Branimir Slokar (trombone) e Peter Eötvös (regência).
Foi bolsista da Fundação Nacional Acadêmica alemã e recebeu prêmios em competições internacionais de trombone. Começou a carreira como trombonista solo da Ópera Estadual da Baviera e mais tarde se tornou solista da Orquestra Sinfônica da North German Radio.
Em 1996 passou a ser o diretor artístico e regente da Orquestra Jovem do Estado de Bremen, na Alemanha, ao mesmo tempo em que foi nomeado para o cargo de professor de trombone e música de câmara na Universidade de Música e Teatro de Hamburgo.
De 2002 a 2007 foi diretor artístico da Orquestra da Universidade de Artes de Bremen, com a qual apresentou concertos extraordinários. Em 2004 fez concertos da Orquestra Sinfônica da North German Radio, com Christoph von Dohnányi.
No mesmo ano se apresentou como maestro no Festival de Música de Schleswig -Holstein (fundado por Leonard Bernstein), apresentando obras de Beethoven e Zemlinsky e foi muito elogiado.
Em maio de 2006 ele impressionou novamente quando regeu a Orquestra Filarmônica de Würzburg com um programa somente com obras de Wagner. Na temporada de 2008/2009, regeu, entre outros, o Ensemble Resonanz e a Orquestra Sinfônica de Nürnberg.
Stefan Geiger é fundador do Games Music Award alemão, concerto de Web Arte ao vivo, feito em cooperação com a Arte TV, e um dos principais eventos para a juventude em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário