Seguidores

sábado, 27 de junho de 2015

Ciclo Giallo comemora três anos do Cineclube Sesi

Títulos italianos em exibição na Sala Multiartes no mês de julho

O Cineclube Sesi está completando três anos de existência e, para comemorar, traz em julho uma seleção especial de filmes. É o Ciclo Giallo, um gênero literário e cinematográfico italiano de suspense e romance policial que teve seu auge entre as décadas de 1960 e 1980. O nome é uma referência às páginas amarelas das revistas pulp italianas publicadas a partir de 1929. Entre os títulos em destaque nas sessões de quinta-feira, na Sala Multiartes do Centro Cultural Sistema Fiep, estarão “Gato Negro”, “O Louco Desejo” e “Profondo Rosso”.
O Ciclo começa no dia 02 de julho, com a exibição de “O Louco Desejo”, de Umberto Lenzi, com a história de uma glamorosa viúva americana, que chega à Itália após a morte de seu marido mais velho e extremamente rico. Com a ajuda de seu advogado, ela se instala em uma luxuosa mansão e passa a levar uma vida solitária e sem intercorrências, até que conhece um belo jovem.


Na próxima semana, no dia 09, é a vez de “O Alerta Vermelho da Loucura” ser apresentado. A história dirigida por Mario Bava fala de um dono de uma loja de design nupcial que mata noivas na tentativa de desbloquear um trauma de infância reprimido.
No dia 16, o público poderá assistir a “I Corpi Presentano Tracce di Violenza Carnale”, de Sergio Martino. Em uma cidadezinha do interior da Itália, jovens estudantes de História da Arte estão assustados com a onda de violência que vitimou várias mulheres. Quatro garotas decidem tirar um tempo para descansar e esquecer da paranoia, em uma casa de campo, e começam a serem seguidas pelo maníaco.
“Profondo Rosso”, de Dario Argento, é atração no dia 23, com a história de um pianista inglês que testemunha o brutal assassinato de uma famosa médium, mas não consegue identificar o criminoso. Ele se une a uma repórter e decide investigar o caso, mergulhando num submundo perigoso.
E para finalizar o Ciclo Giallo, no dia 30 de julho, é a vez de “Gato Negro”, de Lucio Fulci, com o enredo sobre moradores de um vilarejo inglês que começam a morrer numa série de 'acidentes' horríveis, enquanto um inspetor da Scotland Yard chega para iniciar as investigações. Mas, quando as suspeitas caem sob um médium local, que grava conversas com os mortos, as misteriosas mortes tomam um rumo inesperado.
As exibições dos filmes acontecem na Sala Multiartes do Centro Cultural Sistema Fiep (Av. Cândido de Abreu, 200, Centro – Curitiba – PR) e são seguidas de debates. A entrada é franca com vagas limitadas por ordem de chegada. Mais informações pelo sitewww.sesipr.org.br/cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário