Seguidores

quinta-feira, 25 de junho de 2015

SIM Galeria lança livro sobre a Exposição Carbono 14

Público poderá fazer uma visita guiada conduzida pelo artista Marcelo Moscheta e por Paulo Miyada, curador do Instituto Tomie Ohtake (São Paulo)

No dia 30 de junho, o artista plástico paulista Marcelo Moscheta volta a Curitiba para fazer o lançamento do livro sobre a sua exposição individual, Carbono 14, em cartaz na SIM Galeria. O evento acontecerá a partir das 19h30 e será aberto ao público. Na ocasião, haverá uma visita guiada pela mostra conduzida pelo artista e por Paulo Miyada, curador do Instituto Tomie Ohtake (São Paulo) e autor do texto de apresentação sobre a exposição Carbono 14.
A exposição é composta por pesquisas que tratam da ordenação e classificação da paisagem, aproximando a estética científica, como gráficos e nomenclaturas específicas, à leituras e abordagens sensíveis da flora paranaense e brasileira. A exposição reúne fotografias, desenhos e instalações.
A referência à paisagem paranaense ganha corpo em duas séries: A.A.A. (Arquivo Araucária Angustifolia) e Bicho do Paraná. A primeira, A.A.A., resulta do tratamento minucioso da fotografia como forma de análise de um objeto que se torna quase irreconhecível, sobrepujado pelo volume das fotos dispostas como absurdas fichas de catalogação ou gavetas de ficheiro.  Já na série Bicho do Paraná, as intervenções de guache e colagem feitas por Moscheta sobre suas fotografias de araucárias refletem um caráter artificioso na expansão desse símbolo regional. O artista colou réguas e compassos, transferidores e escalas sobre as imagens, para depois fazer uma intervenção com guache e criar uma relação de construção formal com a geometria das árvores. Carbono 14 fica em cartaz até o dia 1º de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário