Seguidores

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Mostra de cinema discute questão animal

5ª edição do evento, que aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro em Curitiba, exibiu 22 produções nacionais e internacionais e teve recorde de público


A 5ª edição da Mostra Animal – Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro, em Curitiba. Foram exibidas 22 produções cinematográficas de seis países com foco no cuidado e direito dos animais. Esse ano, mais uma vez, a Mostra recebeu recorde de público, com muitas sessões lotadas. Além dos filmes e das discussões sobre direitos dos animais, aconteceram a exposição e a venda de produtos veganos – alimentos, livros e peças de vestuários atraíram a atenção dos visitantes.
O público presente pôde escolher dois filmes para receber o Oscow, homenagem da Mostra às produções. Os mais votados foram: na categoria Longas e Médias Um pedido de desculpas aos elefantes (2013), do diretor norte-americano Ryan Vance, um documentário da HBO que fala sobre história dos elefantes em cativeiro; e na categoria Curtas, o brasileiro Penso logo não durmo (2014), de Luara Lux, que traz diversas discussões envolvendo o universo animal como pesquisas, relação com a sociedade, consumo de animais e seus derivados, entre outros. O clássico longa inglês, O Filme dos Animais, de 1981, dos diretores Victor Schonfeld e Myriam Alaux, que aborda o uso e exploração dos animais para os mais diversos fins, foi o selecionado pelos organizadores do evento.
“Os filmes exibidos mostraram ao público a realidade da exploração aos quais animais são submetidos pelos seres humanos, fazendo com que refletissem sobre o seu uso para o entretenimento, pesquisas ou para consumo. Pudemos ver também exemplos de pessoas que lutam por uma urgente mudança na relação entre humanos e não humanos, com histórias inspiradoras e emocionantes. A cada ano observamos um interesse maior do público, com diversas sessões lotadas e pessoas aguardando fora da sala. Isso nos mostra que a sociedade está cada vez mais sensível a essas questões”, diz o coordenador da Mostra Animal, Ricardo Laurino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário