Seguidores

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Investir em Educação Infantil pode mudar a sociedade

Pesquisa mostra a importância das crianças receberem educação já nos primeiros anos de vida, garantindo um legado social

Pais que investem na educação de seus filhos desde os primeiros anos de vida não estão contribuindo apenas para uma vida melhor para os pequenos, mas para uma sociedade mais desenvolvida. "A evidência empírica demonstra que crianças que frequentaram boas escolas e tiveram atenção à saúde adequada na primeira infância tornaram-se cidadãos com menor propensão ao envolvimento com tabagismo, alcoolismo, criminalidade e violência, além de precisarem menos da ajuda do governo para sua sobrevivência", diz estudo coordenado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que trabalha em apoio à educação da primeira infância.
Por isso, a Educação Infantil é uma fase muito importante para a formação da pessoa e, consequentemente, da sociedade. O economista americano James Heckman, ganhador do prêmio Nobel de Economia em 2000, investigou diversos aspectos da Educação Infantil durante dez anos e que o investimento na primeira infância pode resultar em um incremento de renda de até 60% de adultos que frequentaram creches, se comparado a pessoas que não fizeram essa etapa de ensino.“Quanto antes os incentivos ao aprendizado vierem, mais chances a criança terá de se tornar um adulto bem preparado. Crianças que frequentam a escola durante a Educação Infantil se desenvolvem mais” explica a Coordenação Educacional do Colégio Expoente, Simone Kleina Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário