Seguidores

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Memorial de Curitiba será palco para o Futebol Freestyle no próximo fim de semana

Alguns dos melhores atletas do mundo estarão na cidade para participar do IV Campeonato Brasileiro, do II Latino- Americano e da primeira edição mundial de um campeonato exclusivo para garotas


Futebol e manobras radicais. Esta dobradinha promete deixar mais divertido o próximo final de semana em Curitiba, quando a cidade abriga três eventos de Futebol Freestyle. O IV Campeonato Brasileiro, o II Latino-Americano e a primeira edição do Latino-Americano Feminino acontecem simultaneamente no Memorial de Curitiba, de 19 a 21 de dezembro, com a participação de cerca de 100 atletas, entre os quais os principais nomes do ranking nacional, latino-americano e mundial. A entrada é franca e as batalhas serão disputadas entre 9 e 16h.
É a primeira vez que a cidade, sede da Federação Nacional do esporte, abriga o evento que é classificatório para o F3 World Tour 2015 (F3WT), Mundial de Freestyle que leva os 16 principais do ranking para campeonatos em 8 cidades do mundo. “Os atletas top estarão em Curitiba esta semana, inclusive as garotas que pela primeira vez terão um merecido campeonato exclusivo para elas”, adianta Alceu Natal Neto, criador e atual presidente da Federação Brasileira de Freestyle e vice-presidente da Federação Internacional.
“Elas sempre batalharam junto com os meninos de igual para igual. Isso aponta que a evolução delas foi mais rápida que a deles, afinal eles são estimulados e incentivados a brincar com a bola desde antes do nascimento, ao contrário delas. Está mais do que na hora de reconhecermos o esforço e o talento dessas meninas”, considera, acrescentando que continua aberta a participação delas nas disputas mistas. “Só que a partir de agora elas terão um ranking feminino também, pois vai nascer a Liga Feminina”, completa. Entre as atletas que já confirmaram a presença em Curitiba, todas top 8 do ranking mundial, estão a venezuelana Laura Biondo, a brasileira Marisa Cintra e a colombiana Angie Azume.
Entre os rapazes confirmaram presença o argentino Charly Iácono, vice-campeão Mundial Redbull 2013 e vice-campeão mundial F3 2014; o brasileiro Pedrinho Oliveira, campeão Mundial em Praga 2014 e Bi-campeão brasileiro 2011 e 2012; o equatoriano Boyka, Campeão Mundial F3 2014 e Vice-campeão Latino Americano 2013 e o brasileiro Ricardinho, Campeão Street Cup 2014 e Vice-campeão brasileiro 2014. “O Ricardinho é uma grande promessa do Freestyle brasileiro que logo deve colocar o Brasil entre os 16 principais do mundo”, avalia Neto.
As competições se darão em várias batalhas eliminatórias entre dois competidores, ao som de um DJ e um MC. Cada atleta terá três minutos para suas manobras antes de passar a bola para o concorrente, a cada 30 segundos. “Divididos em vários grupos eles irão competindo simultaneamente até chegarmos aos vencedores”, explica o presidente da Federação. O sorteio dos grupos acontece na quinta-feira (18) às 19h, na sede da Federação durante o Congresso Técnico, com a presença de todos os participantes.
Tradicional na Europa, onde é praticado há mais de 40 anos, no Brasil o Freestyle só chegou formalmente em 2005, mas desde então só faz crescer, atraindo cada vez mais admiradores e praticantes entre ambos os sexos. A criação da Federação foi um passo importante para o fortalecimento. “É um esporte novo para nós ainda e que exige muito esforço. Por isso os praticantes são de baixa etária mais jovem, os treinos são de 6 a 8 horas diárias”, diz Neto, lembrando que a profissionalização do esporte permitiu aos atletas viajar o Brasil e o mundo em campeonatos e shows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário