Seguidores

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba promove Itinerância em outras cidades do estado

Foz do Iguaçu, Guaíra, Cascavel, Paranaguá e Londrina recebem sessões gratuitas do curta Graffiti Dança e do longa Cidade Cinza

Mantendo sua missão de acessibilizar a sétima arte para o grande público, o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba – FICBIC – promove pelo segundo ano consecutivo a Mostra Itinerância, que leva no mês de dezembro, dois filmes inéditos, um longa e um curta-metragem, para cinco cidades do Paraná. A mostra iniciou no dia 5 de dezembro em Cascavel e ainda tem sessões previstas para Foz do Iguaçu, Guaíra, Paranaguá e Londrina do curta Graffitti Dança, de Rodrigo EBA!, e do longa Cidade Cinza, de Guilherme Valiengo e Marcelo Mesquita. Tratam-se de duas produções nacionais que foram destaques da mostra Universo Z, durante o FICBIC 2014, no mês passado, em Curitiba. Assim como todo o festival, as exibições são gratuitas. O evento conta com os patrocínios da Copel, Sanepar e TIM.
Realizado há 20 anos dentro da programação da Bienal de Curitiba, o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC) passou a ser anual a partir de 2014. O grande festival foi realizado entre os dias 28 de outubro e 15 de novembro e espalhou o cinema por vários ambientes da capital paranaense. Mais de cem filmes foram exibidos entre curtas, longas e documentários nacionais e estrangeiros. Além disso, seminários, workshop e exposição de arte envolveram os amantes do cinema por mais de duas semanas.
Com a realização anual, o evento reforça seu caráter global e didático. “Queremos contribuir e incentivar a juventude a frequentar o cinema, sendo motivadores disso nas várias propostas de mostras dentro do festival”, explica o diretor da Bienal de Curitiba, Luiz Ernesto Meyer Pereira.
As mostras principais, Panorama do Cinema Mundial e Panorama do Cinema Brasileiro, tiveram curadoria do jornalista e crítico de cinema Sérgio Alpendre com a exibição de filmes que apresentaram um pouco da produção de excelência de várias partes do mundo, títulos inéditos no Paraná, participantes e premiados em festivais internacionais.
A programação do festival contou também com as sessões Cinema em Retrospectiva, que este ano homenageou o cineasta francês Eugène Green. A curadoria desta mostra também ficou à cargo de Sérgio Alpendre.
O FICBIC incluiu em sua programação uma mostra competitiva voltada para fomentar e reconhecer a produção realizada dentro das universidades, a competitiva Circuito Universitário, que além da exibição dos filmes de novos talentos, trouxe debates e bate-papos sobre os temas do universo do cinema. A programação deste ano foi aberta com o workshop “A essência do filme: identificando o que dá unidade e força a uma produção”, com Jonathan Whittaker, da New York Film Academy. Os vencedores da Mostra Universitária nas categorias Ficção, Documentário e Vídeo Experimental ganharam um curso na academia nova-iorquina.
Buscando despertar o interesse e envolvimento do público infanto-juvenil com a o cinema, o FICFIC destinou parte da programação para criança e adolescentes por meio da mostra Universo Z. Como curadora foi convidada Minom Pinho, sócia-diretora da Casa Redonda Cultural e produtora-executiva de filmes como As Melhores Coisas do Mundo, de Laís Bodanzky. A mostra Universo Z tem como foco os alunos da rede pública de ensino e leva os alunos às salas de cinema.
O III Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, realizado pela UNESPAR – Faculdade de Artes do Paraná, em parceria com o festival, abriu mais um espaço para discussão e aprofundamento acerca do cinema com temas como corpo e subjetividades, gêneros, realismo e documentário, além de mesas redondas, simpósios e conferências.
A mostra paralela +Circuitos reuniu filmes fora do circuito comercial que se destacam pelas suas linguagens, temas, abordagens e/ou formatos. A +Circuitos foi realizada em parceria com o Goethe Institut/ SESC, Instituto Cervantes, Consulado Geral do Japão, Embaixada da Áustria, Aliança Francesa, Museu da Imagem e do Som (MIS/SEEC-PR) e Associação de Vídeos e Cinema do Paraná (AVEC).
O Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba 2014 é uma realização do Ministério da Cultura/Governo Federal por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e organizado pela Bienal Internacional de Curitiba em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Paraná, Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e Universidade Estadual do Paraná. E conta com o apoio da Universidade Federal do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário