Seguidores

domingo, 7 de dezembro de 2014

Crianças de férias, e agora?

Eles têm uma energia que parece não acabar nunca. De férias da escola, o que os pequenos mais querem é se divertir. E é aí que muitos pais ficam de cabelo em pé, sem saber o que fazer para entreter as crianças. "Esse período é ideal para estreitar a relação entre a família. Com criatividade e sem gastar muito, os pais podem aproveitar e levar os filhos para passeios culturais em museus, teatros e bibliotecas. Assim, eles passam um tempo de qualidade juntos, brincam e ainda aprendem", recomenda a psicopedagoga Esther Cristina Pereira, diretora da Escola Atuação.
Para auxiliar os pais nessa tarefa, a bailarina e professora Luciana Varaschin criou o Muralzinho de Ideias, um site que reúne uma série de dicas, além da agenda cultural e artística da cidade, para o público infantil. "Quando me tornei mãe, percebi que poderia proporcionar aos meus filhos o que proporcionei a tantos outros filhos que não eram meus: o encantamento que a arte despertou em mim. E assim, ela passou a fazer parte da nossa rotina: peças de teatro, apresentações de dança, visitas a museus, bibliotecas, dentre outras atividades. Foi então que eu senti a necessidade de ter um espaço para transmitir tudo de bom que descobríamos juntos", conta Luciana.
Além desse encantamento, a arte ainda estimula o desenvolvimento e amplia a sensibilidade dos pequenos. Na exposição Desconstrução da Paisagem, do espanhol Isidro Blasco, as crianças podem conhecer a cidade através de um outro olhar e ainda interagir com ela. Em cartaz até fevereiro de 2015 no Museu Municipal de Arte de Curitiba, o MuMA, a mostra é composta por uma instalação artística de 26 metros de extensão com fotos e vídeos de Curitiba. Mas e quando as férias dos pequenos não coincidem com a dos pais? Nestes casos, as colônias são ótimas opções. "As crianças ficam bem cuidadas, gastam energia, aprendem, socializam e se divertem com ações pensadas especialmente para elas", conta Esther. Na Escola Atuação, que oferece a colônia de férias para alunos do Maternal ao 6º ano, inúmeras atividades entretêm os pequenos durante todo o dia: oficinas de pintura, massinha, confecção de cartões natalinos, gincanas lúdicas, brincadeiras antigas (pula elástico, corrida do saco e pula corda), aulas de culinária, jogos, atividades esportivas, dentre outras. "Assim os pais conseguem trabalhar tranquilos e depois usar os fins de semana para aproveitar o máximo a família".

Nenhum comentário:

Postar um comentário