Seguidores

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba faz últimas apresentações do ano

A Capela Santa Maria Espaço Cultural recebe, neste fim de semana, o último concerto da temporada de 2015 da Orquestra de Câmara de Curitiba. A direção musical estará será do violinista Wiston Ramalho, tendo como solista Alexandre Razera (viola), ambos integrantes da Camerata Antiqua de Curitiba. As apresentações têm patrocínio da Volvo e acontecem às 20h de sexta-feira (20) e às 18h30 de sábado (21).

No programa estão o Concerto para viola em Dó menor, do francês Henri Casadesus (1879 – 1947) e Johann Christian Bach (1735-1782); a Cinco Danças Alemãs com sete Trios e uma Corda, do austríaco Franz Peter Schubert (1797 – 1828); e o Variações sobre um tema de Tchaikovsky, opus 35a, do russo Anton Arensky (1861-1906); por fim, a Orquestra ainda apresenta a composição de Edvard Grieg (1843-1907), Suíte Holberg Op.40.
O repertório permite mostrar ao público o virtuosismo do violista Alexandre Razera. No Brasil, Razera atuou como violista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Experimental de Repertório, e viola solo da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP). Sendo o primeiro violista da Orquestra da Rádio e Televisão Eslovênia de Ljubljana e músico convidado da Mahler Chamber Orchestra, desde 2008.
Alexandre Razera ao longo de sua carreira ainda participou de gravações com a Filarmônica de Berlim, realizou concertos, gravações e turnês junto a várias orquestras europeias, como Filarmônica de Berlim, Orquestra da Rádio de Berlim, Orquestra de Câmera de Berlim, Orquestra da Ópera de Berlim, Mahler Chamber Orchestra e Orquestra da Rádio de Ljubljana. Atualmente, é o ensaiador da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba.
Outro integrante da Camerata Antiqua de Curitiba, o violinista Wiston Ramalho, responde pela direção musical e regência do espetáculo. O instrumentista foi membro e violinista convidado da Grazer Synphonishes Orchester, Recreation Orchester Graz, Orquestra Filarmônica de Viena, Orquestra de Câmara de Viena e das orquestras sinfônicas do Paraná e de São Paulo.
Em 2008, Ramalho esteve na direção artística da série Concertos Internacionais, no Mosteiro de São Bento e, no ano seguinte, foi curador da série de concertos internacionais "Clássicos dos Clássicos", realizada no Teatro da União Cultural Brasil-EUA. Em 2011, coleciona apresentações como camerista na série de concertos da Fundação Oscar Americano, em São Paulo, além de concertos no Centro Cultural de São Paulo, Teatro Positivo, Capela Santa Maria e no 31 Festival de Música de Londrina. Sendo desde 2014 é spalla e Diretor Artístico da Camerata Antiqua de Curitiba e da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário