Seguidores

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Balé Teatro Guaíra dança Orikis e Trânsito no encerramento do mês da Consciência Negra

Apresentação será no dia 27 de novembro às 20h30, no Guairão, no encerramento da programação do mês da Consciência Negra, promovida pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná e Centro Cultural Teatro Guaíra

O Balé Teatro Guaíra participa das comemorações de encerramento da programação do mês da Consciência Negra, no dia 27 de novembro, às 20h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão). O evento é promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná e Centro Cultural Teatro Guaíra.
Serão apresentadas as coreografias Orikis e Trânsito, criadas especialmente para o Balé Teatro Guaíra, em 2001, pela coreógrafa baiana Ana Vitória Silva Freire.
Trânsito trata da diversidade rítmica de diferentes povos como japonês, chinês, africano e muçulmano. Em cena 18 bailarinos, sendo nove mulheres e nove homens dançam com trilha sonora composta por Cláudio Daueslberg, especialmente para a coreografia, e com figurinos de Ney Madeira. O espetáculo dura 25 minutos e apresenta ambientação clean, usando papéis translúcidos amassados em branco, cinza e preto, quedeixa a luz difusa e filtrada, em conformidade com os movimentos dos bailarinos.
Em Orikis, a coreografia é baseada em texto de Pierre Verger e também mostra a cultura africana. Para este espetáculo, a coreógrafa coloca em cena oito bailarinos, todos homens, de torsos nus e vestidos com calças jeans. O ponto de movimento é na parte superior do corpo, propondo o equilíbrio com a terra. A trilha sonora de Orikis é do sul-africano Manuel Wandji. O figurino e cenário são de Ney Madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário