Seguidores

terça-feira, 15 de abril de 2014

Questões do trabalho que podem levar ao estresse


Com o Dia do Trabalho chegando, atentamos para a importância de manter a saúde durante o horário do expediente - e não levar os problemas para o lar


Dia 1° de maio comemora-se o Dia do Trabalho e, mais do que uma homenagem e alerta para todos os profissionais, essa é uma lembrança de que, para ter uma vida longa e saudável, é preciso tomar cuidado com atitudes diárias – como, por exemplo, o estresse que pode ser acumulado durante o expediente.
Segundo João Alexandre Borba, psicólogo e coach, o estresse não é uma doença e sim um sintoma, um estado que o organismo entra quando é submetido a muito esforço e/ou tensão. “Por não ser uma doença, os sintomas são muito variados. Podem ir desde uma dor de cabeça, distúrbios do sono, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração ou tensão muscular, a dificuldades respiratórias, dificuldade de memória, problemas digestivos, pressão alta, problemas cardíacos, e até mesmo distúrbios psíquicos como síndromes, depressão e pânico”, explica Borba.
Para evitar esses problemas, é preciso que a pessoa encontre sua identidade no trabalho, senão ela começa a fazer tudo no automático – e o trabalho perde o sentido na sua vida e começa a torná-la infeliz. “Se você não se encaixa onde trabalha ou não se sente bem, começa a trabalhar igual um ‘zumbi’: sem vida”, exemplifica o especialista.
Sabe o filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin? É mais ou menos isso o que a pessoa faz: atividades repetidas, sem pensar, apenas no automatismo. “Uma hora ela vai se estressar, mesmo que seja com o menor dos detalhes. Ela acumula insatisfações que, em alguma hora, vão aparecer: seja na forma de alguma dor, seja reclamando, seja ficando doente, etc.” exalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário