Seguidores

sábado, 26 de abril de 2014

Abertura de empresas no PR cresce 11% no 1º trimestre

Nos três primeiros meses de 2014, mais de 25 mil novos empreendimentos foram registrados pela Junta Comercial do Paraná


O Paraná fechou o primeiro trimestre deste ano com um aumento de 11,42% no número de aberturas de empresas, na comparação com o mesmo período de 2013. De acordo com pesquisa feita pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), de janeiro a março de 2014 foram criados 28.051empreendimentos, contra 25.176 dos três primeiros meses do ano passado.
Segundo o relatório estatístico da Jucepar, do total do número de aberturas de empreendimentos entre os meses de janeiro e março deste ano, 22,3% delas foram registradas em Curitiba. Os municípios de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel também foram destaque.
Os dados da Junta Comercial mostram, ainda, que só no mês de março 335 empresas foram registradas em média por dia, entre microempreendedores individuais, aqueles que se registraram diretamente no portal do empreendedor (MEI) e registros protocolados na Jucepar, o equivalente a uma empresa formalizada a cada quatro minutos.
De acordo com o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, o aumento na quantidade de microempreendedores individuais reflete os esforços do governo do Estado em incentivar a atividade empresarial e a cultura empreendedora no Paraná. “Para dar suporte a esse crescente empreendedorismo, nosso maior esforço é pela simplificação e modernização do processo de abertura da empresa, reduzindo os prazos e desburocratizando processos”, aponta.
Entre os esforços da Jucepar destacam-se os investimentos em tecnologia da informação e o trabalho de integração com as prefeituras e órgãos de licenciamento. "Conforme orientação do governador Beto Richa, estamos fazendo um esforço concentrado para que as micro e pequenas empresas, por exemplo, sejam dispensadas do licenciamento prévio. Com isso, acreditamos que será possível reduzir o tempo de abertura de uma empresa para cinco dias nas 12 maiores cidades do Paraná até o fim de 2014", destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário