Seguidores

terça-feira, 15 de abril de 2014

mundana companhia apresenta O Duelo de Anton Tchékhov em Curitiba

Com direção da atriz e diretora Georgette Fadel, a mundana companhia sobe aos palcos do Teatro Sesi com sua mais recente produção, após ter passado pelo nordeste e sudoeste do país


Depois de ser apresentada em Fortaleza (aonde aconteceu sua estreia nacional no dia 02 de agosto de 2013), no Parque Nacional da Serra da Capivara - Piauí, em João Pessoa, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, São Paulo, Santo André, São Carlos, Bauru e Rio de Janeiro, O Duelochega a Curitiba no dia 24 de abril, às 20h, no Teatro Sesi – Jardim Botânico. Essa é uma adaptação para o teatro da novela homônima do consagrado contista, dramaturgo e novelista russo Anton Tchékhov (1860-1904). O texto é de 1891. A história, inquietante e surpreendente, acontece sob o calor quase alucinógeno do litoral do lendário Mar Negro. Ali surge a tensão entre os dois duelantes: um, a típica caricatura do herói romântico russo sem caráter, o outro, a também típica caricatura do porvir trágico da humanidade no século XX: um darwinista social. Vemos a luta dessas duas visões de mundo antagônicas numa sociedade periférica, espelho distorcido das metrópoles russas e europeias. A adaptação do texto é de Vadim Nikitin e Aury Porto, que também é idealizador do projeto e divide a produção com Camila Pitanga. O Duelo faz curta temporada em Curitiba, até 27 de abril, com ingressos populares a R$ 30 (inteira) e R$15 (meia).
Georgette Fadel explica a importância de se realizar uma turnê longe do eixo Rio-São Paulo “Ao sairmos de São Paulo e do Rio de Janeiro, passamos a ver, com o estranhamento de quem chega a um local diferente, a dificuldade e a descoberta de habitar um espaço com características distintas do local de origem, o que é muito rico para a construção do que acontece no palco”.
O elenco é formado por Aury Porto, Camila Pitanga, Carol Badra, Fredy Allan, Guilherme Calzavara, Otávio Ortega, Pascoal da Conceição, Sergio Siviero e Vanderlei Bernardino. Refinada em sua simplicidade, repleta de simbolismo e atmosfera sensorial, a montagem conta com música ao vivo, um vigoroso trabalho corporal feito por Tarina Quelho, direção vocal e interpretativa de Lúcia Gayotto, iluminação de Guilherme Bonfanti e direção de arte de Laura Vinci. A cenografia do espetáculo conta com uma obra do artista plástico carioca Franklin Cassaro. O figurino foi criado por Diego Costa e das 92 peças que o compõe algumas foram assinadas pelos estilistas convidados Alexandre Herchcovitch, Paula Pinto e Lino Villaventura.
O processo de criação do espetáculo começou em abril de 2013 com workshops na cidade de São Paulo, emendou com viagens de imersão no Sertão do Ceará onde a companhia ensaiava e dava oficinas para a população das cidades por onde passou: Arneiroz (na região dos Inhamuns), Lavras da Magabeira (no Cariri) e Iracema (no Vale do Jaguaribe). Nesse trabalho estão reunidos artistas egressos de vários grupos e Companhias da cidade de São Paulo tais como Teatro Oficina, Os Fofos Encenam, Teatro da Vertigem e Cia São Jorge de Variedades.
Com patrocínio da Caixa Econômica Federal e dos Correios O Duelo é a sexta encenação da mundana companhia (sempre escrito com letras minúsculas). Essa montagem encerra uma tetralogia de autores russos iniciada com O Idiota, de Fiódor Dostoiévski, apresentada no Rio de Janeiro em 2011 (Galpão do Espaço Tom Jobim) e 2012 (Fábrica Bhering).

Nenhum comentário:

Postar um comentário