Seguidores

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Série de concertos com obras de Brahms e Prokofiev encerra-se com apresentação no Paiol

Repertório para cordas e sopro será apresentado no sábado, 10 de janeiro, dentro da programação da Oficina de Música

Durante 2014, o projeto "Temas: Obras para cordas e sopro" levou semelhanças entre as obras do compositor alemão Johannes Brahms e o russo Serguei Prokofiev para os palcos de Curitiba e do Paraná. A série chega agora ao fim com um concerto neste sábado, dia 10 de janeiro, às 18h30, no Teatro do Paiol. A apresentação faz parte da programação da Oficina de Música de Curitiba.
Separados por fronteiras e por alguns anos de vida, Brahms e Prokofiev apresentaram alguma semelhança em suas obras durante um período. É isso que o quinteto formado por Maria Ester Brandão (primeiro violino), Alexandre Brasolim (segundo violino), Alexandre Razera (viola), Maria Alice Brandão (violoncelo) e Marcelo Oliveira (clarineta) reuniu no programa, que conta com "Quinteto para clarineta e cordas opus 115", de Brahms, e "Abertura sobre temas hebreus", de Prokofiev.
"Queríamos aproveitar os termos de importância e relevância das músicas e dos participantes do projeto", explica o clarinetista do projeto, Marcelo Oliveira. As peças estrategicamente se complementam e têm formações quase idênticas, com solos de clarineta, violinos, viola e violoncelo. Ao quinteto de cordas e sopro soma-se um piano na composição do autor russo, executado por Rodrigo Oliveira.
"Juntar as duas obras foi natural pela qualidade delas e também pela formação parecida", acrescenta o clarinetista. A obra de Prokofiev, mais festiva, fecha o programa que inicia em um mergulho de sensações dramáticas e escuras preparadas por Brahms.

Nenhum comentário:

Postar um comentário