Seguidores

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Grupo Rosa Armorial está na programação da Oficina de Música

O Grupo Rosa Armorial faz uma apresentação nesta sexta-feira (23), às 19h, no Teatro do Paiol, como parte da programação da 33ª Oficina de Música de Curitiba. O grupo apresenta composições inspiradas no movimento armorial, que valoriza as manifestações populares brasileiras. É formado pelos músicos Carla Zago (violino), Marcela Zanette (flautas), Dú Gomide (viola caipira, violão, rabeca), Bruna Buschle (contrabaixo), Gabriela Bruel (percussão) e Denis Mariano (percussão).
O espetáculo narra musicalmente a trajetória de um homem itinerante, residente no Paraná, que em busca de sua amada percorre parte do Brasil, encontrando-se com representações folclóricas diversas. O encontro caracteriza a fusão das culturas através do tempo, incluindo obras de Antônio Madureira, Antônio Nóbrega, Guerra-Peixe, Toninho Ferraguti, além de componentes do grupo como Dú Gomide, Marcela Zanette e Carlos Ferraz. O espetáculo conta com as participações de Rafael Scherk (violoncelo e calimba), Evandro Cardoso – Manchinha (gaita ponto), Carlos Ferraz (voz, textos e rabeca) e Marina Prado (dança).
O Movimento Armorial foi criado em 1970 por Ariano Suassuna para resgatar a cultura nacional de raiz. Abrange as artes plásticas, o cinema, a literatura, e na música utiliza-se do folclore e seus elementos puros para a recriação da música popular através do desenvolvimento dos elementos eruditos já contidos nela. O grupo resgata o conceito armorial na criação de arranjos refinados para músicas do folclore paranaense, assim como para músicas de compositores do sul do país, reunindo o popular com o erudito, resultando numa sonoridade genuinamente brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário