Seguidores

domingo, 6 de julho de 2014

Crimes e histórias de presos contados em livro-reportagem

Com 264 páginas, a obra, publicada pela Editora Ithala, traz o relato de condenados que rememorizam suas vidas dentro e fora da prisão


Fragmentos de vidas de pessoas que cumprem pena no Paraná são retratados no livro-reportagem "A Trajetória dos Condenados - Rememórias", dos jornalistas Daiane Andrade e Jessé Henrique, lançado pela Editora Ithala, de Curitiba. Nas 264 páginas, quatro presos relatam, ou melhor, rememorizam suas trajetórias dentro e fora da prisão. As emoções, motivações, atitudes, erros, convicções, arrependimentos, dúvidas e certezas do passado e presente dos detentos são contados na obra pelos repórteres que passaram meses participando da rotina dos personagens título em 12 encontros no sistema prisional do Paraná.
Maurício Kuehne, ex-diretor geral do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e ex-diretor do Departamento de Execução Penal do Paraná, que assina o prefácio do livro, lembra que "os então acadêmicos buscavam o viés ainda inexplorado de um dos temas mais comuns do cotidiano, trazendo à tona a vida humana por detrás da figura do bandido". A professora Maura Oliveira Martins, coordenadora do curso de jornalismo da UniBrasil, que faz a apresentação do livro, coloca que os autores demonstraram domínio pelas técnicas do jornalismo literário ao relatar as visões dos presos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário